faixa - nao remover

RÚSSIA E CHINA JÁ COMEÇAM AS NEGOCIAÇÕES PARA A POSSIBILIDADE DE UMA NOVA CENTRAL NUCLEAR NA TURQUIA

TURQUIAA primeira unidade da usina nuclear de Akkuyu, na Turquia, que está sendo construída pela Russa Rosatom, está sendo preparada para o carregamento de combustível e, com mais três unidades em construção, os dois lados discutiram o potencial de colaboração em uma segunda usina nuclear na Turquia. O CEO da Rosatom, Alexei Likhachev, e o Ministro da Energia da Turquia, Alparslan Bayraktar (foto principal), realizaram conversas em Istambul com foco no progresso do projeto. “Os principais esforços estão focados na preparação para o lançamento da primeira unidade de energia – estamos ativamente conduzindo um trabalho de comissionamento em larga escala, estamos atualmente preparando a instalação do reator para simuladores de carregamento de combustível. Entendemos o quão importante é para o lado turco lançar a ‘primeira eletricidade nuclear’ no sistema de energia turco o mais rápido possível“, disse Likhachev. De acordo com uma declaração da Rosatom, a empresa também discutiu a possibilidade da Rosatom também ser contratada para construir a segunda usina.

“Discutimos o status atual do local da central de Akkuyu e o roteiro para comissionar a primeira unidade de energiausi da usina. Estamos trabalhando intensamente para comissionar a primeira unidade de energia o mais rápido possível. Ao mesmo tempo, a construção das outras três unidades de energia está em andamento”, explicou o Ministro Bayraktar.

Akkuyu, na província de Mersin, no sul, é a primeira usina nuclear da Turquia. A Rosatom está construindo quatro reatores VVER-1200, sob um modelo chamado BOO (build-own-operate). De acordo com os termos do Acordo Intergovernamental de 2010 entre a Federação Russa e a República da Turquia, o comissionamento da primeira unidade de energia da usina nuclear deve ocorrer dentro de sete anos a partir do recebimento de todas as licenças para a construção da planta. O objetivo é que a unidade 1 comece a abastecer o sistema energético da Turquia em 2025. Quando a usina de 4.800 MWe estiver concluída, espera-se que ela atenda cerca de 10% das necessidades de eletricidade da Turquia, com a meta de que todas as quatro unidades estejam operacionais até o final de 2028.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of