faixa - nao remover

RÚSSIA É CONDENADA A PAGAR U$S 50 BILHÕES A EX-ACIONISTAS DA PETROLEIRA YUKOS

Mikhail KhodorkovskyO Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia condenou a Rússia a pagar 50 bilhões de dólares aos antigos acionistas da petroleira Yukos, devido à desapropriação e o desmantelamento da companhia, pertencente na época ao crítico do Kremlin Mikhail Khodorkovsky (foto). O processo foi movido por duas filiais da GML – antiga acionista majoritária da Yukos – e por um fundo de pensões de funcionários da petroleira.

O valor inicialmente pedido no processo era de 100 bilhões de dólares. No entanto, o advogado Emmanuel Gaillard, da GML, se disse satisfeito, apesar da quantia mais baixa do que a exigida.

A Yukos era uma das maiores petrolíferas russas, mas após a prisão do então presidente da Yukos, Mikhail Khodorkovsky, foi desmantelada e vendida, em um controverso processo de leilão. Os compradores foram empresas estatais, sob a liderança da Rosneft.

Khodorkovsky se tornou desafeto político de Vladmir Putin ao denunciar a corrupção dentro do governo russo. Seu julgamento tomou ares de vingança política e serviu como um alerta para outros grandes empresários não enfrentarem Putin.

Caso a Rússia tenha de pagar essa indenização, será um duro golpe em sua economia, já que US$ 50 bilhões representam mais de 10% das reservas de divisas russas. Para piorar, o país passa por uma pressão financeira, devido às sanções da UE e dos EUA, devido ao conflito na Ucrânia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of