faixa - nao remover

RÚSSIA E GRÉCIA FECHAM ACORDO PARA CONSTRUÇÃO DE GASODUTO

Panagiotis LafazanisOs ministros da Rússia e da Grécia fecharam acordo para a construção de um gasoduto que passará por território grego e abastecerá a Europa. O projeto russo busca levar gás natural aos países do continente sem atravessar a Ucrânia, país com o qual se encontra em conflito, e deve passar também pela Turquia. Caso avance de acordo com o planejado, o novo empreendimento, estimado em um total de € 2 bilhões deverá estar concluído em 2019.

O banco estatal russo VEB irá deter 50% do gasoduto em território grego e deverá providenciar todo o financiamento do projeto. De acordo com o ministro de energia da Grécia, Panagiotis Lafazanis (foto), o país terá os outros 50% do capital.

O ministro ressaltou que o gasoduto “não será feito contra ninguém na Europa, ou no mundo”, afirmando que seu objetivo é apenas “servir às pessoas, à paz e à estabilidade”. O acordo foi assinado na última semana em São Petersburgo, e o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, deve ainda se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin para tratar do assunto.

O ministro russo Alexander Novak afirmou que a estatal russa Gazprom não irá deter ações do gasoduto em território grego. A companhia, maior produtora mundial de gás natural, havia revelado anteriormente que, caso a Grécia desse aval ao projeto, ajudaria o país a obter financiamento.

Mesmo tendo fechado o acordo com a Grécia, a Rússia precisa ainda assinar o projeto com a Turquia, o que deve ser mais difícil tendo-se em vista a oposição da União Europeia ao empreendimento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of