RUSSIA E MÉXICO FECHAM ACORDO PARA USO PACÍFICO DA ENERGIA NUCLEAR
A energia nuclear passou os últimos anos acuados, longe do papel de protagonismo no cenário energético mundial, mas isso vem mudando nos últimos tempos. A Rosatom, estatal russa do segmento, está buscando expandir sua atuação mundialmente e a América Latina se apresenta como um dos mercados mais promissores. A companhia fechou um acordo com o México para cooperação intergovernamental no domínio da utilização pacífica da energia nuclear.
O escopo do acordo é bem grande, incluindo pesquisas científicas e aplicadas para utilização pacífica da energia nuclear; design, construção, operação e desmantelamento de usinas; prestação de serviços e desenvolvimento do ciclo do combustível nuclear, incluindo a entrega de combustível para reatores nucleares de pesquisa e de energia e gestão dos resíduos radioativos; desenvolvimento, concepção e fabricação de materiais e componentes para reatores nucleares de energia e de pesquisa; fabricação e aplicação de radioisótopos na indústria, medicina e agricultura; formação de peritos no campo da física e engenharia de energia nuclear, etc.
Acordos desse tipo tem sido feitos com frequência pela Rosatom. Recentemente, Brasil e Argentina fecharam acordos parecidos com a companhia russa. No acordo com o México, ficou definida a criação de uma comissão conjunta de coordenação para o desenvolvimento de instruções específicas de cooperação, o controle sobre a execução do acordo e novas consultas sobre as questões relacionadas à utilização pacífica da energia atômica.
Deixe seu comentário