RÚSSIA E NORUEGA DESAFIAM UNIÃO EUROPEIA E CONTINUAM A EXPLORAR ÓLEO E GÁS DO ÁRTICO
Noruega e Rússia desafiam as sanções da União Européia e continuam parceiros na exploração das reservas de petróleo e gás do Ártico. Em 2013, a empresa russa Lukoil recebeu duas licenças para exploração e perfuração na plataforma continental norueguesa no Mar de Barents, levando a criação de subsidiária com sede em Oslo. A cooperação entre a Noruega e a Rússia na exploração de petróleo e gás tem continuado apesar das sanções de Bruxelas impostas contra a Rússia e subsequentes sanções de Moscou.
o presidente da Lukoil, Vagit Alekperov(foto), informou que a empresa está se preparando para iniciar a perfuração na antiga “zona cinzenta” da plataforma, disputada entre a Rússia e a Noruega durante décadas. A delimitação da fronteira aquática entre os dois países no Mar de Barents em 2010 levou ao aumento dos projetos bilaterais na área de petróleo e gás.
Em maio, a Lukoil recebeu uma oferta norueguesa de participação de 20% em duas localizações licenciadas perto da fronteira marítima entre a Noruega e a Rússia. Este passo foi defendido pela primeira-ministra norueguesa Erna Solberg, que durante a sua visita aos Estados Unidos, salientou particularmente que Oslo defendia a cooperação com a Rússia no extremo norte. A colaboração também foi aclamada por Sor-Varanger, chefe municipal da fronteira e ex-secretário-geral do Conselho Barents Rune Rafaelsen. Em abril, a política de cooperação com a Rússia foi defendida pelo ministro das Finanças Siv Jensen, que se referiu à indústria de petróleo e gás da Noruega como sendo o “mais importante ramo da economia”.
Deixe seu comentário