RÚSSIA E O SRI LANKA INICIAM CONVERSAÇÕES PARA COOPERAÇÃO NUCLEAR PARA FINS PACÍFICOS | Petronotícias




faixa - nao remover

RÚSSIA E O SRI LANKA INICIAM CONVERSAÇÕES PARA COOPERAÇÃO NUCLEAR PARA FINS PACÍFICOS

dA Rússia e o Sri Lanka mantiveram conversações durante dois dias semana para  o estabelecimento de uma  cooperação para uso  pacífico da energia nuclear.  Nikolay Spassky, vice-diretor-geral da Rosatom, reuniu-se com o Ministro de Energias Renováveis,  Ranjith Siyambalapitiya e Susil Premajayantha,  Ministro da ciência, Tecnologia e Pesquisa, para acertar todos os detalhes do acordo.  A delegação russa, que foi recebida  pelo presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, depois de manter conversações também com a Junta de Energia Atômica e o Conselho Regulatório de Energia Atômica. Em setembro de 2010, o governo do Sri Lanka encomendou ao seu Conselho de Energia Atômica realizar um estudo de pré-viabilidade sobre o uso de energia nuclear para a geração de energia em torno de 2025. Em 2011, o Sri Lanka anunciou que estabeleceria um Conselho Regulatório de Energia Atômica para permitir a introdução da tecnologia de geração de energia nuclear no país e também para abordar preocupações com a segurança de fontes radioativas e lidar com emergências de radiação.

Em fevereiro de 2015, Sri Lanka e Índia assinaram um acordo para cooperar em energia nuclear civil. O acordo visava facilitar a cooperação na transferência e intercâmbio de conhecimentos e competências, partilha de recursos, capacitação e treinamento de pessoal em aplicação pacífica da energia nuclear,   incluindo o uso de radioisótopos, usados pela indústria farmacêutica,  segurança nuclear e segurança radiológica. Também facilitaria a cooperação na gestão de resíduos radioativos, e radiológicos e proteção ambiental.

A Rosatom disse que as partes “discutiram em detalhes toda a gama de questões relacionadas ao estabelecimento da cooperação entre a Federação Russa e o Sri Lanka no uso pacífico da energia atômica”.  Nikolay Spassky convidou a delegação interdepartamental a visitar a Rússia para novas negociações e ver as instalações nucleares russas. Eles também discutiram a participação do Sri Lanka este ano na conferência e Exposição Anual da Rosatom Atomexpo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of