RÚSSIA E TURQUIA ASSINAM CONTRATO EM EPC PARA A CONCLUSÃO DO COMPLEXO NUCLEAR DE AKKUYU
A Rússia e a Turquia assinaram um contrato para a engenharia, aquisição de equipamentos e construção de instalações de centrais nucleares de Akkuyu. O contrato será um EPC que prevê o ciclo completo de obras relacionadas com a construção da parte principal das instalações da usina nuclear de Akkuyu, na província turca de Mersin. O contrato foi assinado pelo Diretor Geral da Rosatom, Alexey Likhachev, e o Ministro turco de Energia, Fatih Donmez, que se encontraram no local onde a usina está sendo construída. O acordo comercial será entre Akkuyu Nuclear e uma Joint Venture formada pela rusa Concern Titam-2 e a empresa turca IC ?çta? ?n?aat Sanayi ve Ticaret. Ele permitirá aplicar novos conceitos em termos de design, engenharia, fornecimento de equipamentos, controle de qualidade e segurança das obras de construção, e cronograma de implementação do projeto.
Tanto Alexey Likhachev quanto Fatih Dönmez conheceram o andamento das obras, discutiram a localização de suprimentos e o envolvimento de empresas turcas no projeto, além de uma possível participação de investidores externos no capital acionário da Akkuyu e a conexão da futura usina nuclear à rede elétrica nacional. Fatih Dönmez(foto a direita) disse que “A construção da central nuclear de Akkuyu está sendo realizada com um alto nível de cooperação. O projeto Akkuyu está sendo implementado de acordo com o cronograma. As obras de construção no local são conduzidas de acordo com os requisitos e padrões operacionais e de segurança estabelecidos pela Agência Internacional de Energia Atômica.”
Ja o diretor da Rosatom, Alexey Likchev(foto a esquerda), disse que “O projeto de construção da Akkuyu é único por causa de seu modelo de construção própria. Pela primeira vez na história do setor nuclear global, uma empresa assumiu a responsabilidade por todos os estágios do ciclo de vida da usina, desde o projeto e construção até a manutenção e descomissionamento. Isso predefine nossa abordagem estratégica para o projeto e o fato de que estamos discutindo questões futuras de operação de usinas de energia e sua conexão com a rede nacional da Turquia em um estágio tão inicial. Também prestamos muita atenção ao desenvolvimento da cooperação com fornecedores e fornecedores turcos, bem como à formação de especialistas locais, porque os funcionários e empresas turcos estarão envolvidos nas operações da central nuclear em todas as fases do seu ciclo de vida “.
A empresa turca da joint venture, ?C ?çta? ?n?aat Sanayi, é uma empresa de construção líder na Turquia com mais de 45 anos de história. A empresa possui ampla experiência internacional amplamente diversificada no campo de construção de instalações de infraestrutura de grande escala. A TITAN-2 é uma Holding de grupo russo que opera no campo da construção de instalações de energia nuclear. A JSC CONCERN TITAN-2 é o empreiteiro geral para a construção de novas unidades de energia da central de Leningradskaya, implementando todas as obras gerais de construção, instalação e elétrica. A holding é também o principal contratante para a construção da central nuclear de Hanhikivi 1, na Finlândia.
A NPK Akkuyu é a primeira usina nuclear a ser construída na Turquia. O projeto é fruto de um acordo Intergovernamental em 2010. O projeto prevê a construção de quatro unidades de energia com reatores VVER 3+ geração, fabricados na Rússia. A capacidade de cada unidade de energia será de 1200 MW. Atualmente, o projeto é totalmente financiado pela parte russa. A Corporação Estatal de Energia Atômica Rosatom é a acionista majoritária da usina, através do modelo Build-Own-Operate, que pode ser usado no Brasil com Angra 3 e as oito usinas previstas até 2050.
Deixe seu comentário