RÚSSIA QUER AMPLIAR SUA PRESENÇA NO MERCADO EUROPEU DE GÁS NATURAL COM GASODUTO ATÉ A ITÁLIA
O gás natural vem ganhando mercado em todo o mundo e na Europa o fornecimento russo é essencial para as atividades industriais no continente. Tanto que um novo projeto de gasoduto está em estudo pela Gazprom, estatal russa, pela italiana Edison e pela grega Depa. O projeto começou a ser desenhado a partir do memorando de entendimento assinado entre as partes no último dia 25 de fevereiro.
O mercado consumidor europeu tem crescido e novas soluções para atender a demanda têm sido buscadas. Para este gasoduto será usado um projeto elaborado já há algum tempo por especialistas gregos, italianos e franceses, batizado como Poseidon. O empreendimento conta com capacidade de 12 bilhões de metros cúbicos de gás, através de gasoduto submarino no mar Jônico, até ao sul da Itália.
Inicialmente pensado para transportar gás produzido no Azerbaijão, o projeto agora pode ser utilizado para crescimento da participação russa no mercado de gás natural europeu. Em terra, o projeto ainda passa pela Turquia, em um gasoduto de 800 km de extensão.
Deixe seu comentário