RÚSSIA FECHA ACORDO PARA FORNECER PETRÓLEO E GÁS À CHINA
Empresas da Rússia e da China assinaram um acordo que prevê a entrega de petróleo e gás para o mercado chinês. O anúncio da assinatura do contrato foi feito nesta terça-feira (22).
Pelo o acordo, a Rosneft vai abastecer durante 10 anos a Sinopec, empresa de refino de petróleo da China. Serão 10 milhões de toneladas de petróleo entregues durante o período. Segundo o primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev, o contrato entre as duas empresas é de cerca de US$ 85 bilhões.
Para o presidente da Rosneft, Igor Sechin (foto), os novos contratos evidenciam o desenvolvimento da cooperação em grande escala com a China. “Este acordo ajudará a Rosneft a conseguir financiamentos adicionais para projetos de exploração, produção e construção da infraestrutura necessária”, acrescenta o executivo.
O acordo também prevê que a empresa russa Novatek deverá entregar 3 milhões de toneladas por ano de gás natural liquefeito (GNL) para a China National Petroleum Corp. (CNPC). O contrato entre as empresas terá duração de 15 anos. Ainda está previsto um acordo de cooperação estratégica entre a russa En+ Group e a China Huaneng Group para desenvolvimento de projetos de energia na Rússia.
Deixe seu comentário