SAAB ESTÁ TESTANDO O GRIPEN-F NAS SITUAÇÕES MAIS EXIGENTES PARA PILOTOS E AERONAVES ANTES DE ENTREGA-LOS AO BRASIL | Petronotícias




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SAAB ESTÁ TESTANDO O GRIPEN-F NAS SITUAÇÕES MAIS EXIGENTES PARA PILOTOS E AERONAVES ANTES DE ENTREGA-LOS AO BRASIL

Life support rig_SaabO desenvolvimento do Caça  Gripen F está em pleno andamento, tanto na Suécia quanto no Brasil. Na Saab, em Linköping, os sistemas da aeronave estão sendo testados até seus limites no Life Support rig, instalado em uma câmara de alta altitude. Tudo para entregar ao Brasil a aeronave mais segura possível. Nesta fase de desenvolvimento do caça de dois lugares, os sistemas de oxigênio e anti-g estão sendo testados. O objetivo é identificar defeitos potenciais antes dos próximos testes de voo e verificar o funcionamento confiável e seguro do sistema, mesmo nas situações mais exigentes. Os testes asseguram que o sistema funcione em perfeitas condições para fornecer, entre outras coisas, ar respirável e proteção anti-gravidade para o piloto. Os testes são realizados num sistema de testes denominado Life Support rig, no qual são utilizados manequins conectados a simuladores respiratórios e outros sistemas. O oxigênio e o sistema anti-g usados são os mesmos que na aeronave real. O sistema é similar a uma aeronave real e o mais próximo que se pode chegar sem integração total. Na prática, a Saab já está voando o Gripen F, mas ainda sem o caça, como explica Johan Segertoft, líder do Gripen Design:Mais uma vez estou impressionado com nossos talentosos engenheiros e a fantástica colaboração com nossos parceiros brasileiros, o Gripen F é muito importante para o programa e para nosso cliente”.

O Life Support rig onde os testes são realizados foi inaugurado em 2018 para testar o Gripen E. Com o desenvolvimento do Gripen E em vias de ser concluído, ele  foigri então modificado e desenvolvido para permitir também os testes atuais com o Gripen F. Esta é a primeira vez que o Life Support rig é instalado na própria câmara de altitude da Saab, criando uma configuração única que permite aos engenheiros testar o sistema a uma altitude elevada simulada com pressão extremamente baixa. Mattias Larsson, engenheiro de testes e responsável pelo equipamento, diz que  “Em alguns casos, testamos situações que estão além do que é realmente possível gripenfisicamente. Tudo para expor e levar o sistema até o limite. Forçamos o sistema com um envelope de voo simulado que, de outra forma, nunca encontraríamos na realidade, como por exemplo, uma perda total da pressão da cabine a uma altitude muito elevada.”  Além dos testes do sistema de oxigênio e anti-g, o desenvolvimento do Gripen F está progredindo, de acordo com o planejado. O extenso trabalho de desenvolvimento da estrutura da aeronave conta com a participação da Embraer, Akaer e Saab. A entrega do Gripen F para Força Aérea Brasileira está prevista para 2025.

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