SAAB INAUGURA EM SÃO PAULO UM SIMULADOR ESPECIAL PARA PILOTAGEM DOS CAÇAS SUECOS GRIPEN | Petronotícias




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SAAB INAUGURA EM SÃO PAULO UM SIMULADOR ESPECIAL PARA PILOTAGEM DOS CAÇAS SUECOS GRIPEN

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Mais de 200 engenheiros brasileiros já participaram de treinamentos teóricos e práticos, na Suécia, como parte do programa de transferência de tecnologia do Caça Gripen comprado da Saab pelo Brasil.  Até o fim do programa, terão sido treinados mais de 350 brasileiros. Agora, a  Saab e seus parceiros brasileiros deram outro passo importante no programa de transferência de tecnologia do País.  o chamado S-Rig, abreviação de Systems-Rig, primeiro simulador de desenvolvimento do Gripen fora da Suécia, foi inaugurado no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto no Estado de São Paulo. A inauguração do S-Rig é considerado um marco importante no Programa Gripen, pois proporciona ao GDDN maior autonomia para conduzir mais projetos de desenvolvimento no Brasil. O simulador será usado para testes de desenvolvimento e verificação dos sistemas, subsistemas e funcionalidades do Gripen no Brasil, especialmente de sistemas desenvolvidos pela Saab, Embraer, Atech e parceiros no GDDN, , mas também poderá ser usado para testar funcionalidades produzidas em outros locais, pelas demais empresas brasileiras parceiras do programa. O S-Rig também dará suporte as atividades do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), que

defefeeffserá instalado no GDDN em 2020.

Mikael Franzén, vice-presidente e head da unidade de negócios Gripen Brasil da Saab Aeronautics, disse: “O S-Rig é um simulador completo da aeronave que possibilitará que o Brasil tenha total capacidade para testar todos os sistemas do Gripen. O Brasil é o único país com essa capacidade fora da Suécia. Este é um grande diferencial para a indústria de defesa brasileira. Este simulador é uma importante ferramenta de desenvolvimento onde os engenheiros podem testar novos softwares e funcionalidades, além de permitir que pilotos se preparem para os ensaios em voo, realizando testes na plataforma antes de realizar na aeronave real”.

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