SAAB O CURSO NA SUÉCIA PARA OS PILOTOS BRASILEIROS DO PRIMEIRO ESQUADRÃO QUE VAI VOAR OS CAÇAS GRIPEN | Petronotícias




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SAAB O CURSO NA SUÉCIA PARA OS PILOTOS BRASILEIROS DO PRIMEIRO ESQUADRÃO QUE VAI VOAR OS CAÇAS GRIPEN

Gripen+EAo mesmo tempo em que surge uma dúvida em relação a continuidade do Projeto Gripen com a entrada da Suécia na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que passariam a ter cumprir várias regras a partir de agora, inclusive quanto a continuidade desse projeto com o Brasil, a SAAB informa que já formou os últimos quatro pilotos militares brasileiros  que encerraram o Delta Conversion Training, na Força Aérea Sueca. Este treinamento incluiu aulas teóricas, praticas e voos em simuladores do Caça Gripen. A última turma que compõe o quadro dos pilotos operacionais responsáveis pela implantação do F-39 Gripen no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), concluiu um rigoroso treinamento realizado no Gripen Centre, na F 7 Wing em Satenas, região oeste da Suécia.

O curso, ministrado pelo Esquadrão Phoenix da Força Aérea Sueca, é dividido em duas etapas.  Um com 11 semanas de duração e 50 voos por piloto, compreende apilotos operação básica do caça tanto em missões solo quanto em formação nos períodos diurnos e noturnos. Já o Combat Readiness Training engloba 25 voos em aproximadamente nove semanas de duração onde são exploradas as capacidades de combate ar-ar do caça com o emprego dos mísseis, do canhão e da utilização da interface-homem máquina, um dos principais destaques do Gripen.

Major Richard Carlqvist, comandante do Esquadrão Phoenix, disse que “Os pilotos brasileiros são muito bem treinados e chegam aqui com grande experiência operacional, tanto aqueles oriundos das unidades de F-5M quanto de AMX. Eles aprenderam muito rapidamente sobre o funcionamento do Gripen, como configurá-lo e voá-lo.”   O Gripen Centre funciona como hub para a formação dos pilotos que vão voar o Gripen, tanto das nações estrangeiras quanto da própria Força Aérea Sueca. Ao longo do curso, os alunos treinam no Gripen C/D, de um e dois assentos respectivamente. Mesmo sendo versão diferente dos caças adquiridos pelo Brasil, esse contato é fundamental, pois ajuda os pilotos na compreensão da filosofia dos sistemas, do seu modo de operação e de como funcionam os seus comandos de voo, tendo em vista a similaridade em alguns aspectos entre as aeronaves. O Programa Gripen Brasileiro envolve uma grande transferência de tecnologia entre Brasil e Suécia e a interação dos dois países é constante, gerando benefícios para ambos os envolvidos.

O Gripen Centre na F 7 Wing já recebeu 17 pilotos da FAB. O atual comandante do 1º GDA, o Tenente-Coronel Aviador Gustavo Pascotto, e o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas foram os primeiros pilotos da FAB a realizarem o curso o Gripen C/D, ainda como capitães, em 2014. Na sequência, foi a vez de três pilotos de testes do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo da FAB, com o Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira, ainda no posto de major, tendo sido o primeiro brasileiro a voar o Gripen E, fechando agora com as três turmas de quatro pilotos operacionais cada.

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