SAAB VAI MODERNIZAR CINCO CORVETAS VISBY E PROJETAR UMA OUTRA GERAÇÃO COM NOVAS TECNOLOGIAS
A FMV (Swedish Defense Materiel Administration) e a Saab assinaram dois acordos para as atualizações de meia-vida de cinco corvetas da classe Visby e a construção da Coverta Visby Generation-2. Criadas no estaleiro de estaleiro Kockums, em Karlskrona, na Suécia, a primeira corveta Visby foi lançada em junho de 2000, e os navios restantes foram lançados até 2006 e batizados como os nomes de Helsingborg, Härnösand, Nyköping e Karlstad. Mas, o desenvolvimento das corvetas Visby começou em 1991, quando o estaleiro Karlskrona construiu o navio experimental Smyge, atendendo as necessidades da marinha sueca de criar uma plataforma para testar novas tecnologias stealth.
Composta 100% por fibra de carbono, a corveta da classe Visby, de 650 toneladas, possui a mesma capacidade de carga de um navio de aço. Além disso, a fibra de carbono permite que a embarcação tenha uma redução de pelo menos 50% no deslocamento em comparação com um navio de aço. Piet Verbeek, Diretor de Vendas da Saab, disse que a Corveta foi “Construída em material compósito, muito resistente, a Visby possui uma incrível tolerância ao fogo. Por isso, foi considerado um dos melhores navios do mundo, pois entre tantos outros atributos, enfatiza a tecnologia de baixa visibilidade e a capacidade de guerra centrada em redes. Isso porque com um resultado até 90% mais stealth superior que as dos concorrentes, a Visby é capaz de passar quase desapercebida aos radares inimigos“,
O casco e a superestrutura de fibra de carbono da corveta da classe Visby não é apenas mais leve que o aço, mas também comparável em resistência ao fogo e propriedades balística. Além disso, este material também é superior em termos de vulnerabilidade a explosões na superfície e explosões subaquáticas. Quanto aos custos de ciclo de vida, o composto de fibra de carbono é totalmente superior ao aço e ao alumínio para o desgaste, fazendo com que sua resistência superior à corrosão reduza ainda mais os custos do ciclo de vida da plataforma.
Graças as suas características de sua composição, as corvetas da classe Visby são 40% mais rápidas do que as convencionais, oferecendo também maior capacidade de manobra e calado raso, considerações táticas importantes em águas litorâneas. A corveta da classe Visby é um combatente de superfície flexível, projetado para uma ampla gama de funções, incluindo, mas de forma alguma se limitando a guerra anti-superfície, anti-submarina e contra-medidas de minas. A mesma capacidade ao usar outros navios requer duas vezes o custo de manutenção e tripulação, bem como são necessários vários navios para coordenar as operações, o que minimiza a eficiência da operação.
Deixe seu comentário