SAÍDA DE ROBERTO MORO DA DIRETORIA DA PETROBRÁS PROVOCA ESPECULAÇÕES NO MERCADO
Será um dia de grandes especulações no mercado sobre a saída repentina do Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia da Petrobrás, Roberto Moro. Ele apresentou sua renúncia ao cargo, segundo uma nota distribuída na noite de ontem (16), em razão de aposentadoria. Quais as reais razões para que Roberto pedisse para sair é que provocam as especulações. Uma coisa é certa. Ele não saiu nada satisfeito. Ninguém abandonaria o auge da carreira desta forma. Moro é um profissional respeitado no mercado e considerado íntegro. A sua saída, com certeza, será uma perda para a Petrobrás. Para seu lugar, foi indicado Hugo Repsold, que acumulará a função junto com o cargo de diretor-executivo de Assuntos Corporativos. Só por este detalhe percebe-se que não foi uma ação planejada. Não se improvisaria desta forma.
Roberto Moro também foi diretor da área de Engenharia, Tecnologia e Materiais de fevereiro de 2015 a março de 2016. Há mais de 30 anos na Petrobrás, ocupou diversas posições gerenciais na área de Engenharia. Ingressou na companhia como técnico de Construção, Montagem e Instalação e viu surgirem as primeiras construções de plataformas offshore na Engenharia, desenvolvidas na Bacia de Campos. Esteve à frente de projetos de Exploração e Produção em águas profundas para os campos de Roncador, Marlim Sul e Jubarte. Após atuar como gerente de Implementação de Empreendimentos para Marlim Sul, ocupou, em 2012 e em 2013, a função de gerente geral de Implementação de Empreendimentos de Unidades Estacionárias de Produção II. Ainda em 2013, assumiu o cargo de gerente executivo de Engenharia para Empreendimentos Submarinos.
A PETROBRAS CONTINUA CONDUZINDO SEUS NEGOCIOS COM POUCA TRANSPARÊNCIA. No caso da saída do Diretor Moro fica a duvida: foi demitido, forçado a se demitir ou foi obrigado a se aposentar devido a ineficiência técnica ou envolvimento pretérito no esquema do petrolão? De fato, a falta de transparência na gestão atual da Petrobras conduz inevitavelmente a grandes especulações no mercado com reflexo direto na cotação das ações da estatal no B3 e nas ADR’s no mercado americano. A falta de explicações convincentes dos reais motivos da saída repentina do Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia da Petrobrás, Roberto… Read more »
A empresa está perdendo a oportunidade de se passar a limpo e se livrar desta estória nojenta. A corrupção afrouxou as necessidades de cumprimento de regras e leis. As autoridades, por sua vez, que deveriam conduzir este processo de retorno da decência, estão mais preocupadas com seus destinos criminais pós-mandato. Restariam as entidades de classe, mas estão tão comprometidas quanto os demais e, se “atirarem”, acertarão o próprio pé. Resta-nos a “transparência” da governança e do rh, que estão exatamente em cima dos rastros internos deixados pelos réus presos; Continuar na tentativa de corrigir os graves erros com política, não… Read more »