SAIPEM E FINCANTIERI ASSINAM MEMORANDO PARA AVALIAR OPORTUNIDADES NO CAMPO DE VEÍCULOS SUBAQUÁTICOS AUTÔNOMOS

saipemO grupo Fincantieri e a Saipem assinaram um Memorando de Entendimento para avaliar oportunidades comerciais e industriais de cooperação no campo de veículos subaquáticos autônomos e sua integração com unidades de superfície e subaquáticas. O acordo, assinado no Palazzo Marina, sede do Estado-Maior da Marinha Italiana, está entre as iniciativas destinadas a promover e desenvolver a excelência nacional no setor subaquático.

O acordo tem como objetivo permitir que as duas empresas participem de grandes programas nos mercados italiano e internacional na área de vigilância e controle de infraestrutura subaquática crítica e atividades de resgate, por meio do uso de tecnologias complementares específicas da Fincantieri e da Saipem. A colaboração envolve a integração de navios de superfície e submarinos construídos pela Fincantieri com o programa de desenvolvimento de drones “Hydrone” desenvolvido pela Sonsub, centro de excelência da Saipem para tecnologias e soluções subaquáticas.

A Saipem afirma ter sido a primeira empresa do mundo a ter qualificado e comercializado drones subaquáticos autônomos residentes para atividades de intervenção e inspeção em profundidades de até 3.000 m. Projetados e industrializados entre Marghera (Veneza) e Trieste, eles já foram implantados para o controle e manutenção de infraestrutura subaquática no mercado de energia offshore a serviço de grandes empresas de energia.

A Fincantieri se posicionou no centro dos programas de desenvolvimento no setor subaquático, com oportunidades de negócios extremamente promissoras, também graças à sua capacidade de guiar uma integração eficaz entre as indústrias de Defesa e civil. Desde 1929, o Grupo construiu 180 submarinos, 105 dos quais no estaleiro de Muggiano.

Ao assinar o Memorando de Entendimento, a Fincantieri e a Saipem têm como objetivo se tornar uma referência chave para o domínio subaquático, cuja relevância estratégica está se tornando cada vez mais evidente no contexto geopolítico atual.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of