SAIPEM LANÇA O PRODUTO BLUENZYME TM COMO UMA SOLUÇÃO PARA A CAPTURA DE CARBONO NAS INDÚSTRIAS
A Saipem lançou o BluenzymeTM, uma linha inovadora pré-projetada de soluções de captura de CO2 baseada na tecnologia enzimática. Com o lançamento do primeiro produto industrializado, BluenzymeTM 200, um pacote pronto para uso voltado para pequenos e médios emissores, que tem capacidade nominal de captura de 200 toneladas de CO2 por dia. É uma solução inovadora baseada na utilização de enzimas, que garante um processo de captura de carbono com impacto ambiental reduzido, mais sustentável que os processos tradicionais. A tecnologia “CO2 Solutions by SAIPEM,” que caracteriza o funcionamento do BluenzymeTM, utiliza um solvente não tóxico e não volátil baseado no uso da enzima anidrase carbônica, o mais poderoso catalisador natural para a captura de dióxido de carbono, que está naturalmente presente no corpo humano e em todos os organismos vivos para a troca orgânica de CO2 durante a respiração. Após uma análise aprofundada de como esta enzima natural funciona, a Saipem desenvolveu uma solução industrial de alto desempenho. Isto é possível porque a tecnologia é adequada para a utilização de calor recuperável de fontes de baixa temperatura.
BluenzymeTM é um sistema projetado para diferentes setores industriais, incluindo petróleo e gás, petroquímico, energia e produção de cimento e, em geral, para setores difíceis de reduzir, cuja descarbonização representa um marco importante e um desafio para o alcance de metas de neutralidade carbônica. O produto é aplicado às emissões pós-combustão de instalações novas ou existentes, produto modular e flexível, adaptável a qualquer planta “ graças ao seu design compacto,” diz a empresa. Os módulos são fabricados externamente, com processos de produção padronizados e rigorosos controles de qualidade, e depois instalados no local. Em seu comunicado, a Saipem diz que “Esta abordagem modular e a adoção de uma cadeia de fornecimento dedicada reduzem o tempo, os custos e os riscos de execução do projeto, tornando o BluenzymeTM uma solução industrial econômica, sustentável e rapidamente disponível.”
Fabrizio Botta, Diretor Comercial da Saipem, estava contente com os primeiros resultados do produto: “Estamos orgulhosos de poder oferecer aos nossos clientes a solução BluenzymeTM 200, um produto pronto para uso baseado em tecnologia proprietária que é o resultado de nosso compromisso incansável com pesquisa e desenvolvimento de soluções cada vez mais flexíveis, eficientes e sustentáveis. BluenzymeTM200 representa uma solução concreta para permitir que as empresas alcancem seus objetivos ESG e se aproximem da meta de um futuro de carbono zero que a Saipem está se esforçando para alcançar.”
Para lembrar, a Saipem é uma das líderes globais na engenharia e construção de grandes projetos para os setores de energia e infraestrutura, tanto offshore como onshore, organizada em cinco linhas de negócios – Serviços Baseados em Ativos, Transportadores de Energia, Energia Eólica Offshore, Infraestruturas Sustentáveis, Robótica e Soluções Industrializadas. A empresa possui 8 estaleiros de fabricação e uma frota offshore de 23 embarcações de construção (das quais 21 próprias e 2 de propriedade de terceiros e administradas pela Saipem) e 15 sondas de perfuração, das quais 8 próprias. Agora, a Saipem está empenhada em apoiar os seus clientes no caminho da transição energética para Net Zero, com meios, tecnologias e processos cada vez mais digitais orientados para a sustentabilidade ambiental. Presente em mais de 50 países, empregando cerca de 30 mil pessoas de mais de 120 nacionalidades.
Deixe seu comentário