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SANTOS BRASIL PRETENDE INVESTIR EM PORTOS PRIVADOS

Graças à possibilidade aberta pela Medida Provisória 595, agora a holding Santos Brasil pretende investir também em portos privados, que não precisam ser licitados. Segundo Antônio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, em reportagem de Fernanda Pires ao Valor Econômico, uma das principais inovações do marco regulatório foi criar o porto privado fora do porto organizado, e acabar com a necessidade de carga própria, atraindo investimentos para os terminais privados.

Ainda de acordo com ele, a solução é investir forte no porto organizado, ou seja, no condomínio aquaviário de áreas públicas repassadas à iniciativa privada via licitação. Hoje, dos três terminais de contêineres arrendados operados pela empresa, o maior é o Tecon Santos, no Porto de Santos (SP).

Em contrapartida, segundo Sepúlveda, um terminal privado demora cerca de sete anos a ficar pronto, pois é feito sem qualquer infraestrutura pública. Assim, para tornar o porto organizado mais competitivo, é preciso que a MP direcione investimentos para grandes projetos com abundante infraestrutura de acesso. 

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