faixa - nao remover

SÃO PAULO JÁ É O TERCEIRO ESTADO QUE MAIS PRODUZ PETRÓLEO E GÁS NO BRASIL

Ainda atrás do Rio de Janeiro, que produz a maior parte do petróleo brasileiro, e do Espírito Santo, que fica em segundo lugar no ranking da ANP, São Paulo assumiu a terceira posição na lista dos maiores produtores de óleo e gás do país, influenciado pelo aumento da produção no pré-sal da bacia de Santos.

O estado governado por Geraldo Alckmin (foto) atingiu a produção de 118,2 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/d) no mês de abril, superando pela primeira vez a marca de 100 mil barris. Desse total, a produção de petróleo representou 63,8 mil barris por dia e a de gás ficou em 8,6 milhões de metros cúbicos diários.

Enquanto em 2010 o estado ficava na sétima colocação e antes de abril estava em quinto, agora deixou Amazonas, com 104,2 mil boe/d, e Bahia, com 75,7 mil boe/d, para trás. O estado paulista passou a representar 3,3 % da produção de petróleo e 2,2% da produção de gás natural do país. Apesar do crescimento, se for contada apenas a produção de gás natural, o Amazonas (11,38 milhões de m³/d) ainda produz mais do que São Paulo (8,65 milhões de m³/d).

O Rio de Janeiro se mantém como líder disparado no ranking, com produção de 1,547 milhão de barris de óleo equivalente por dia, sendo 1,374 milhão de barris de petróleo e 27,5 milhões de metros cúbicos de gás natural diários. O Espírito Santo produziu 372,9 mil boe/d, sendo 295,8 mil barris de petróleo e 12,2 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of