SÃO PAULO SE PREPARA PARA VIVER AS EMOÇÕES DA CORRIDA DA FÓRMULA E, QUE ESTÁ EM EXPANSÃO EM TODO MUNDO
Os fãs da Fórmula 1 vão aos poucos conhecendo melhor os desafios e regras da Formula E, que está em expansão em todo mundo. No próximo fim de semana haverá uma prova no Brasil, na cidade de São Paulo, que já começa com uma boa notícia: foi anunciado nesta semana que a Maserati se comprometeu a seguir por mais quatro anos como construtora no Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, assegurando sua participação na muito aguardada era GEN4. Esta decisão histórica garante que os carros com motorização Stellantis permanecerão no grid da Fórmula E até a Temporada 16 (2029/30). Com um legado rico que abrange mais de uma década, a Stellantis Motorsport tem estado na vanguarda do desenvolvimento de trens-de-força de ponta e com eficiência para as equipes DS PENSKE e Maserati. A continuação do envolvimento da Maserati para a GEN4 reforça a sua dedicação em alavancar a Fórmula E como uma plataforma relevante para o avanço das tecnologias elétricas para as ruas, garantindo que o campeonato continua a ser um laboratório de inovação e desempenho sustentáveis. Mais pormenores sobre os compromissos das marcas Stellantis para a era GEN4 serão anunciados brevemente, uma vez que a Fórmula E continua a atrair fabricantes de nível mundial empenhados em moldar o futuro da mobilidade elétrica.
Desde que se juntou à Fórmula E como Maserati MSG Racing na Temporada 9, a equipe sediada em Modena, na Itália, já se estabeleceu como uma das forças no campeonato. Seu histórico nos últimos dois anos inclui 6 pódios, 2 pole positions e 2 vitórias. A Fórmula E é uma escolha natural para o construtor, sendo o epítome do compromisso de fornecer soluções de veículos elétricos de ponta aos clientes de todo o mundo. É uma plataforma competitiva para testar e desenvolver novas tecnologias. Para Santo Ficili (foto à direita), Diretor Executivo da Maserati, “Estamos extremamente orgulhosos por seguirmos em nosso compromisso com uma plataforma tão prestigiada e inovadora como a Fórmula E. Para esta marca, a ligação entre a pista e a estrada é inquebrável e a evolução dos monopostos mostra as inúmeras possibilidades de desenvolvimento da mobilidade eléctrica. Iremos continuar a desenvolver nossas principais tecnologias por meio das corridas do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E e transferi-las para a nossa gama 100% elétrica, que inclui agora o SUV Grecale Folgore, o icônico GranTurismo Folgore e o Gran Cabrio Folgore conversível”.
Para os que não acompanham, a GEN4 representa a próxima geração da tecnologia da Fórmula E, e estreia na Temporada 13 (2026/27) com um carro totalmente novo indo para a pista. Ele promete inovações revolucionárias, incluindo capacidade de regeneração de até 700 kW, aumento de potência para até 600 kW (equivalente a 815 cavalos) e uso de segurança de ponta. Esses avanços fornecerão um novo desafio dinâmico para os fabricantes, ao mesmo tempo em que oferecem insights para acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos de rua. Jeff Dodds (foto à esquerda), Diretor Executivo da Fórmula E, disse que “Estamos entusiasmados por confirmar o compromisso contínuo da Maserati com o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, inscrevendo-se na era GEN4 juntamente com a Stellantis Motorsport. Ambos têm sido uma parte valiosa do nosso campeonato e têm demonstrado desempenho notável em pista, ao mesmo tempo que impulsionam a tecnologia de veículos elétricos que beneficia seus clientes nas ruas. Seu envolvimento contínuo, juntamente com outros OEM globais, como a Nissan, a Jaguar, a Porsche e a Lola, é a prova do estatuto da Fórmula E como uma plataforma competitiva e relevante para o futuro da mobilidade eléctrica. Mal podemos esperar para ver a Casa do Tridente continuar a sua viagem com a Fórmula E e entrar numa nova era de desempenho melhorado, inovação e ação em pista”.
Marek Nawarecki (foto à direita), Diretor Esportivo Sênior de Circuitos da FIA, que comanda o espetáculo, disse estar contente com esta nova fase da competição: “Estamos muito felizes com o compromisso da Maserati com a próxima era do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E. Esta é uma marca com uma longa e orgulhosa história no automobilismo e que alcançou grande sucesso desde que se juntou ao grid na Temporada 9. Prolongar seu envolvimento até pelo menos 2030 – ao lado da Nissan, Jaguar, Porsche e Lola, com mais fabricantes ainda a serem confirmados – é um sinal claro do valor que a Maserati retira da sua participação no campeonato e da relevância do guia técnico da Fórmula E. Enquanto nos preparamos para a estreia competitiva do GEN3 Evo, já estamos trabalhando incansavelmente no desenvolvimento do GEN4, podemos encarar o futuro da série com muita confiança”
Deixe seu comentário