SBM OFFSHORE AVANÇA NA INSTALAÇÃO DE MÓDULOS DE TRÊS NOVOS FPSOS DA PETROBRÁS
A holandesa SBM Offshore anunciou ao mercado nesta semana o seu balanço financeiro e operacional do primeiro semestre do ano. Um dos principais destaques do relatório diz respeito às atualizações nas obras de três FPSOs encomendados pela Petrobrás (Sepetiba, Almirante Tamandaré e Alexandre de Gusmão). Nesses três projetos, a empresa está em diferentes etapas da instalação de módulos do topside.
No caso do FPSO Sepetiba (foto), a embarcação já partiu do estaleiro na China rumo ao Brasil, conforme noticiamos em junho. A empresa já concluiu com sucesso a fase de integração dos topsides e a campanha de comissionamento onshore. Para lembrar, o navio-plataforma terá capacidade para produzir até 180 mil barris de óleo por dia e poderá armazenar 1,4 milhões de barris de óleo. O primeiro óleo da unidade, no campo de Mero, está previsto para o final deste ano.
Enquanto isso, nas obras do FPSO Almirante Tamandaré, a campanha de levantamento dos módulos topsides está avançando junto com sua integração. A construção do FPSO continua dentro do cronograma, com entrega prevista para 2024 e primeiro óleo do campo no início de 2025. O FPSO Almirante Tamandaré será a sexta unidade de produção definitiva de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. A unidade terá capacidade de processamento diário de 225 mil barris de óleo e 12 milhões de m³ de gás natural.
Por fim, a SBM revelou ainda avanços na fabricação de módulos para o FPSO Alexandre de Gusmão. Uma parte desses equipamentos está sendo construída no Brasil, no estaleiro EBR, e está sendo progressivamente entregue ao estaleiro responsável pela integração, na China. A outra parte dos módulos está sendo construída também na China e continua progredindo. O primeiro óleo da unidade está previsto para 2025. O FPSO terá capacidade de processamento de 180 mil barris de óleo por dia e 12 milhões de m³ de gás por dia.
A SBM acrescentou também que começou a fase de descomissionamento do FPSO Capixaba, após a paralisação da produção da unidade em 2022. Em maio de 2023, o contrato para a reciclagem segura e ambientalmente correta da unidade, em conformidade com o Regulamento (UE) 1257/2013 sobre reciclagem de navios, foi concedido à empresa M.A.R.S. (Modern American Recycling Services Europe). As atividades serão realizadas em uma instalação de reciclagem verde, na Dinamarca.
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