SBM OFFSHORE CONCLUI ETAPA IMPORTANTE NAS OBRAS DO FPSO ALEXANDRE DE GUSMÃO
A SBM Offshore concluiu uma nova etapa nas obras do FPSO Alexandre de Gusmão, que será instalado no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos. A empresa holandesa anunciou nesta semana que a campanha de içamento dos módulos de topside do navio foi concluída com sucesso. Já as atividades de integração e comissionamento continuam a avançar conforme o planejado. O FPSO, que está sendo construído na China, deve entrar em operação no Brasil no ano de 2025.
O FPSO será instalado a aproximadamente 160 quilômetros da costa do Rio de Janeiro e será afretado pela SBM à Petrobras por um período de 22 anos e seis meses. Este navio-plataforma terá uma capacidade de produção de 180 mil barris de óleo por dia e compressão de 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
O projeto inclui a interligação de 15 poços ao FPSO, dos quais oito serão produtores de óleo, seis injetores de água e gás, e um poço será conversível de produtor para injetor de gás. Essa interligação será feita através de uma infraestrutura submarina composta por dutos rígidos de produção e injeção, além de dutos flexíveis de serviços.
Localizado na área de Libra, o campo de Mero é o terceiro maior do pré-sal e é operado pela Petrobrás (40%) em parceria com a Shell Brasil Petróleo (20%), TotalEnergies EP Brasil (20%), CNODC Brasil Petróleo e Gás (10%), CNOOC Petroleum Brasil (10%), e a Pré-Sal Petróleo (PPSA), que atua como gestora do contrato.
Deixe seu comentário