SBM OFFSHORE DEVERÁ PAGAR R$ 1 BILHÃO À PETROBRÁS EM NOVO ACORDO DE LENIÊNCIA
Novos acordos decorrentes da Operação Lava-Jato começam a trazer retorno financeiro à Petrobrás. Em um novo acordo de leniência que será fechado junto à Controladoria-Geral da União (CGU), a SBM deverá pagar cerca de R$ 1 bilhão aos cofres públicos, valor que será então revertido para a estatal. Em troca, a companhia holandesa poderá voltar a participar de novas licitações, sob o novo sistema de “política de integridade” presente hoje na petroleira.
Envolvida em esquemas de pagamento de propinas para obter contratos da estatal, a SBM foi uma das inúmeras empresas afetadas pelos desdobramentos da Lava-Jato. A holandesa vem sendo investigada pelo Ministério Público Federal, e com o acordo de leniência se comprometerá a colaborar com a operação em troca de benefícios.
O novo acordo deverá ser fechado nos próximos dias, e estabelece que ao menos 65% da indenização deverá ser paga em espécie e será destinada à Petrobrás, segundo reportagem de O Globo. Os outros 35% deverão ser convertidos em serviços à companhia, em contratos que deverão ser acordados entre as empresas.
A reaproximação entre os dois lados começa a se concretizar após um período de afastamento, decorrente da retirada da SBM do cadastro da estatal em maio deste ano. No último mês, a Petrobrás anunciou a reabilitação da empresa holandesa para integrar novas licitações, enviando um convite para que a companhia participasse nas concorrências para afretamento dos FPSOs de Libra e Sépia.
Deixe seu comentário