SCGÁS APRESENTA PROGRAMA DE BIOMETANO À ANP
Com o objetivo de regulamentar a operação com a energia renovável e conhecer as exigências para operação da distribuição do biometano, a SCGÁS começou a cumprir agenda de apresentação do programa de biogás a agências nacionais e estaduais de fiscalização da distribuição do gás natural. O primeiro encontro foi realizado com a ANP, no Rio de Janeiro.
À ANP caberá o estudo das características físico-químicas do biogás gerado e a regulação das exigências para que o produto seja distribuído em rede como o gás natural. O Superintendente de Comercialização e Movimentação de Petróleo, seus derivados e Gás Natural da ANP, José Cesário Cecchi (foto), afirmou que a agência será um facilitador para o programa e que não criará barreiras para que o mercado se desenvolva.
Com a previsão para iniciar a operação de seu plano a partir de 2015, com o biometano gerado através de um aterro sanitário, a SCGÁS terá que fazer importante investimento para captar o gás, que fica a uma distância de 15 km de sua rede de distribuição. Segundo o gerente de Tecnologia da companhia, Fernando Margaria, serão investidos, aproximadamente, R$ 8 milhões, na ampliação da rede até o ponto de injeção do gás, dentro do aterro.
Santa Catarina tem o potencial de gerar cerca de três milhões de m³ por dia de biometano através de aterros sanitários e dejetos de animais, mais de uma vez e meia do que é distribuído hoje no estado. A continuidade da agenda de implantação do programa de biogás/biometano no estado incluirá também a apresentação das ações em desenvolvimento à Agência Reguladora do Estado de Santa Catarina (AGESC).
Deixe seu comentário