SCGÁS ESTUDA TECNOLOGIAS DE BIOGÁS NA EUROPA PARA APLICAR NO BRASIL
A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) está enviando uma comitiva de executivos para a Europa para conhecerem tecnologias de biogás que podem ser replicadas no Brasil. Contando com o presidente da empresa, Cósme Polêse (foto), o gerente de tecnologia, Ricardo Konishi, e o engenheiro de operação João Paulo Lacombe, o grupo visitará usinas de purificação e injeção de biometano em redes de distribuição de gás na Suécia e na Alemanha.
A SCGás informou ainda que planeja utilizar o biogás gerado por um aterro sanitário da Grande Florianópolis em sua rede de distribuição de gás natural até 2015. De acordo com a empresa, o projeto está orçado em cerca de R$ 8 milhões em implantação de redes de distribuição e é o mais adiantado entre os desenvolvidos pela distribuidora na área de biogás.
Os estudos da companhia na área apontam que o potencial de produção de biogás em Santa Catarina chega a 3 milhões de metros cúbicos diários, o que representa uma vez e meia o consumo atual do estado.
“O gás natural renovável será um grande marco no desenvolvimento sustentável do estado. Além de impedir que o metano, que é altamente poluente, seja liberado na atmosfera, ampliaremos a oferta de um energético barato, limpo, fundamental para a atração de investimentos e que está com a sua cota de suprimento no limite”, afirma Cósme Polêse.
Deixe seu comentário