SEACREST SOFRE VAZAMENTO DE MISTURA DE ÓLEO E ÁGUA NO CAMPO DE INHAMBU, NO ESPÍRITO SANTO
A petroleira independente Seacrest Petróleo teve um incidente nesta semana em suas operações no Espírito Santo. O campo Inhambu, no município de São Mateus, a cerca de 200 km a nordeste da capital Vitória, sofreu um vazamento de uma mistura de água e óleo (emulsão) em um poço recém-perfurado na área, na última quarta-feira (16). Não houve feridos no acidente. Imagens que circulam pelas redes sociais registram momentos logo após o início do vazamento, com uma grande perda de vapor no poço e uma extensa mancha de emulsão sobre o solo.
De acordo com a Seacrest, o poço não estava produzindo óleo e as autoridades competentes foram informadas sobre o incidente. A produção do campo chegou a ser paralisada preventivamente, mas foi retomada no dia seguinte (17). O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) declarou que avaliações preliminares mostram que ocorreram impactos leves na vegetação do entorno do cavalo de extração de petróleo. Uma avaliação mais detalhada será realizada nos próximos dias.
Leia abaixo a íntegra da nota encaminhada pela Seacrest Petróleo ao Petronotícias:
A Seacrest Petróleo informa que na quarta-feira, 16 de outubro, houve uma perda de vapor e emulsão oleosa em um dos poços recém-perfurados da Companhia no Campo Inhambu, em São Mateus/ES. Este poço ainda não estava produzindo óleo no momento do incidente. O plano de resposta a emergências da Companhia foi imediatamente ativado e implementado, a fonte da perda de vapor foi controlada e o poço foi paralisado. Não houve danos a nenhuma pessoa, e a Companhia informou prontamente as autoridades competentes. A produção no campo foi totalmente restaurada no dia seguinte, após uma breve redução para mitigar o risco elétrico durante a resposta da Companhia. A Companhia está ativamente avaliando e trabalhando para minimizar qualquer potencial impacto ambiental.
Veja abaixo algumas imagens que mostram o vazamento:
Deixe seu comentário