SEATRIUM AVANÇA EM NEGOCIAÇÕES COM A PETROBRÁS E FARÁ A CONSTRUÇÃO DOS FPSOS P-84 E P-85

p-84_mar_1

Ilustração mostra como será as plataformas P-84 e P-85

O Petronotícias abre o noticiário desta sexta-feira (19) com uma apuração exclusiva sobre o desfecho da licitação da Petrobrás para contratação das plataformas P-84 e P-85, que serão instaladas nos campos de Atapu e Sépia, respectivamente, no pré-sal da Bacia de Santos. Após alguns meses de negociações, a Seatrium (empresa formada pela fusão entre Sembcorp Marine e a Keppel Offshore) foi escolhida como a vencedora da concorrência. A informação foi confirmada por nossa reportagem com duas fontes de mercado. Conforme já havíamos antecipado em janeiro, a Petrobrás já estava em conversas diretas com a Seatrium após a desistência da outra concorrente – a China Offshore Oil Engineering Corporation (COOEC).

Ontem (18), durante um evento no Rio de Janeiro, o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobrás, Carlos Travassos, anunciou que a petroleira havia concluído a negociação com um estaleiro para construir as duas unidades. No entanto, o executivo não revelou na ocasião o nome da vencedora da concorrência. A Petrobrás tentou negociar as plataformas de forma separada. Contudo, sem sucesso, acabou optando por negociar as embarcações com um fornecedor único.

As plataformas P-84 (Atapu) e P-85 (Sépia) terão, cada uma, capacidade de produção diária de 225 mil barris de óleo por dia e processamento de 10 milhões de metros cúbicos de gás por dia. O início da produção está previsto para 2029 – isto é, fora do atual Planejamento Estratégico da petroleira, que vai de 2024 a 2028.

brasfelsApós a segunda rodada de licitação dos volumes excedentes da cessão onerosa, a Petrobrás passou a deter na jazida compartilhada de Atapu 65,7% de participação, em parceria com Shell (16,7%), TotalEnergies (15%), Petrogal (1,7%) e União, representada pela PPSA (0,9%). Para a jazida compartilhada de Sépia, a composição é a seguinte: Petrobrás (55,3%), TotalEnergies (16,9%), Petronas (12,7%), QatarEnergy (12,7%), Petrogal (2,4%). Nas duas jazidas, a Petrobrás é a operadora e a PPSA atua como gestora do contrato de partilha. Como a contratação das plataformas para os dois campos envolvem empresas privadas, os valores envolvidos e outros detalhes do edital são mantidos sob sigilo.

Os projetos da P-84 e P-85 têm a previsão de redução de 30% na intensidade de emissões de gases de efeito estufa por barril de óleo equivalente produzido. A redução se deve aos benefícios da configuração All Electric, de otimizações na planta de processamento para o aumento da eficiência energética e da incorporação de diversas tecnologias: zero ventilação de rotina (recuperação de gases ventilados dos tanques de carga e da planta de processamento), captação profunda de água do mar, uso de variadores de velocidade em bombas e compressores, cogeração (Waste Heat Recovery Unit), zero queima de rotina (recuperação de gases da tocha – flare fechado) e válvulas com requisitos para baixas emissões fugitivas e a captura, uso e armazenamento geológico do CO2 do gás produzido.

No Brasil, a Seatrium opera os estaleiros BrasFELS, em Angra dos Reis (RJ) e Jurong Aracruz, em Aracruz (ES). Atualmente, um dos projetos em andamento no BrasFELS é a construção e montagem de módulos da P-78, sexta plataforma da Petrobrás a ser instalada no campo de Búzios. Já o estaleiro Jurong Aracruz trabalhou até 2023 no processo de finalização – comissionamento, inspeções regulatórias e testes operacionais – do FPSO Anita Garibaldi, que entrou em operação em agosto daquele ano. Ainda não está claro qual será o papel desses estaleiros nas obras da P-84 e P-85, mas a tendência é que os cascos sejam construídos na Ásia, enquanto os módulos sejam fabricados no Brasil.

7
Deixe seu comentário

avatar
6 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
AndersonPhilipeMatheusHELVIO malagrisJoaquim Luciano Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luis Carlos Pepe
Visitante
Luis Carlos Pepe

Desenhista projetista de tubulação naval e industrial procuro colocação telefone 21 99811-7932

Matheus
Visitante
Matheus

Entra no site do “Eslaleiro Jurong” que lá tem as vagas disponíveis.

Luis Carlos Pepe
Visitante
Luis Carlos Pepe

Desenhista projetista de tubulação procuro colocação

Joaquim Luciano
Visitante
Joaquim Luciano

Eu trabalho na unidade de angra dos reis hoje estou participando do projeto p 79 e o 80

HELVIO malagris
Visitante
HELVIO malagris

Desenhista projetista Civil/Estruturas, procuro
Colocação pra admissão imediata.
Ambiente OnShore ou Offshore.contato 21-968806271

Philipe
Visitante
Philipe

O projeto será executado 100% no Brasil? É preciso gerar empregos aqui

Anderson
Visitante
Anderson

Que venha para o Rio janeiro. Operador de máquina de corte CNC, trabalhei no Estaleiro Enseada Indústria Naval. P74 e p76