SEBRAE LANÇA PROJETO DE APOIO PARA DESENVOLVEDORES DE SISTEMA SMART GRID
O Sebrae criou um projeto que irá apoiar o desenvolvimento e a competitividade de micro e pequenas empresas do sul de Minas Gerais que vem produzindo equipamentos e serviços para o setor de energia, utilizando redes e dispositivos inteligentes, conhecidos como Smart Grid.
A idéia é acompanhar o crescimento de consumo de energia dos próximos anos. Segundo o Ministério de Minas e Energia prevê um aumento de 4,5% ao ano, nos próximos dez anos.
O sistema Smart Grid transforma o sistema elétrico em uma moderna rede que permite às concessionárias de energia mudar a forma como disponibilizar a energia, ao passo que os consumidores podem mudar sua maneira de consumir a energia.
As concessionárias já começam a se interessar pelas soluções desenvolvidas, que podem, entre outros benefícios, melhorar o gerenciamento de energia e contribuir para a redução dos preços das tarifas aos consumidores.
Serão 18 micro e pequenas empresas apoiadas pelo Sebrae no projeto de Smart Grid. Dentre as iniciativas previstas estão capacitações gerenciais e mercadológicas por meio de palestras, cursos e consultorias, além de participação em rodadas de negócios, eventos do segmento e missões técnicas.
Os principais produtos desenvolvidos pelas empresas são medidores eletrônicos de energia, que permitem em curto prazo criar modalidades tarifárias e novos comportamentos de consumo, além de equipamentos modernos que agilizam as telecomunicações, sensoriamento, sistemas de informação e computação.
O primeiro evento será um workshop ministrado pelo consultor em energia elétrica, da LPS Consultoria Elétrica, Fernando Umbria (foto). A palestra “Mudanças no setor elétrico brasileiro e suas implicações no mercado de energia” ocorrerá no dia 19 de agosto, em Itajubá (MG). A entrada é gratuita.
Deixe seu comentário