SECRETÁRIA DE ENERGIA DA ARGENTINA MENTIU AO DIZER QUE O BNDES EMPRESTARÁ US$ 689 MILHÕES PARA CONSTRUIR GASODUTO
A secretária de Energia da Argentina, Flávia Royón, acabou fazendo uma confusão dos diachos, envolvendo Brasil, Argentina e até o BNDES. Ela é até bonita, mas mentirosa que só. A agência de notícias Reuters publicou uma informação de que a Argentina teria garantido um financiamento de 689 milhões de dólares do BNDES para a construção da segunda etapa de um importante gasoduto na enorme região de xisto de Vaca Muerta, no sul da Argentina. A informação foi divulgada pela agência de notícias de grande prestígio internacional, que carrega no nome uma grande responsabilidade. A agência, com base no que disse a secretária de Energia, Flavia Royón, disse que o gasoduto, que aumentará a capacidade de transporte de gás do país, ajudaria a Argentina a alcançar a autossuficiência energética, aprofundar as exportações regionais e desenvolver projetos de GNL. A secretária argentina deu esta informação a líderes empresariais em um evento na cidade de Buenos Aires, capital do país na última segunda-feira (12). A primeira etapa do gasoduto, que ligará Vaca Muerta, na província patagônica de Neuquén, à região próxima à capital Buenos Aires, será concluída ainda no primeiro semestre do ano que vem, mas nada disso era verdadeiro.
O Petronotícias desconfiou da informação de Flavia Royon, que também disse estar negociando um outro empréstimo de US$ 540 milhões com o banco de desenvolvimento latino-americano CAF para apoiar o desenvolvimento do projeto. E que as negociações estariam bem avançadas. Nós consultamos o BNDES, já que durante a campanha do Presidente Bolsonaro, os empréstimos para obras em outros países usando dinheiro brasileiro foram muito criticados. No início da noite de ontem, o próprio governo argentino negou que houvesse o empréstimo, a pedido do BNDES. Depois disso, o BNDES, já no início da noite, enviou para o Petronotícias a seguinte mensagem:
“O governo argentino, por meio de sua embaixada em Brasília, e empresas brasileiras entraram em contato com o BNDES e com o Ministério da Economia em consulta sobre eventual financiamento à exportação de bens brasileiros. Não há pedido formal de financiamento protocolado no BNDES.”
Para lembrar, Vaca Muerta, é a segunda maior reserva de gás de xisto do mundo e a quarta maior em óleo de xisto, é a chave para a Argentina reverter um déficit comercial de energia de bilhões de dólares, com o governo visando eventuais exportações de GNL.
Pode não ser verídico, mas certamente é bem verossímil.
Editor amaciando as bolas do Lula…
Mesmo que fosse verdade, financiar quer dizer dar? Quando eu financio algo eu estou ganhando de graça? alguém aqui financia carro e não paga os boletos? Gente ignorante.
Você teria coragem de pegar o dinheiro que você investe na sua família e emprestar para um conhecido que não sabe administrar suas finanças??
Os EUA se tornaram potência mundial fazendo isso, esqueceu?
E você acha que eles entendem algo sobre isso? kkkkk para eles nenhum banco empresta dinheiro.
Pegar grana do Banco Mundial ou do FMI ok? Mas do BR aí, aí, aí, BNDES é um banco, não faz caridade, se pegar grana tem que pagar e com juros os mesmos que estão criticando lá fora, serão os que primeiro virão emprestar para sugar os argentinos, como todo bom Banco faz!
Deixa de ser besta. Vc acha que eles irão pagar?
EUA são os EUA né, não paga sua dívida pra ver !!!
E aí? Era mentira ou não? Ta confirmado agora o empréstimo pelo Lule… esse povo comunista tem um diálogo cabuloso. Já tratam do esquema antes de ser feito, depois vão la e mandam o BNDES cumprir o que ja estava combinado debaixo dos panos.