SECRETARIA DE PORTOS AUTORIZA ESTUDOS TÉCNICOS PARA REALIZAÇÃO DE ARRENDAMENTOS
O arrendamento de grandes portos no Brasil deu mais um passo à frente. A Secretaria de Portos autorizou que sejam realizados 28 estudos para averiguar as condições técnicas, ambientais e econômicas do projeto que prevê arrendar áreas nos portos de Santos (SP), São Francisco do Sul (SC), Suape (PE) e Rio de Janeiro (RJ). As dez empresas responsáveis pelas análises deverão entregar em até 60 dias um documento com os estudos, que serão avaliados e poderão ser selecionados para subsidiar o empreendimento.
Inicialmente, o projeto prevê o arrendamento de 29 áreas no porto de Santos e outras 20 no Pará, em bloco que deve ser licitado até o fim deste ano. A segunda etapa, por sua vez, está prevista para o primeiro semestre do próximo ano e inclui áreas nos portos do Rio de Janeiro, São Francisco do Sul, Suape, Paranaguá, Itaqui, Santana, Manaus, São Sebastião e Aratu. Os projetos integram o Plano de Investimento em Logística (PIL) do governo, que estima investimentos privados de aproximadamente R$ 37,4 bilhões.
A autorização foi publicada nesta semana no Diário Oficial da União (DOU) e representa avanço nos investimentos do setor. Além dos novos projetos, a renovação de arrendamentos no programa deve levar a uma movimentação de R$ 10,8 bilhões no segmento portuário.
Deixe seu comentário