UNESP INAUGURA INSTITUTO DE PESQUISAS EM BIOENERGIA
Para impulsionar e dar suporte às pesquisas realizadas nos campi da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a sede central do Instituto de Pesquisa em Bioenergia (IPBEN) foi inaugurada em Rio Claro. As instalações compreendem um laboratório central, em Rio Claro, além de mais sete laboratórios ligados a ele em cidades do interior de São Paulo: Araraquara, Assis, Botucatu, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Jaboticabal e São José do Rio Preto.
O coordenador executivo do IPBEN, Nelson Ramos Stradiotto, explicou que o instituto reuinrá um grande número de pesquisadores, integrados à Unesp. “Há quase 100 pesquisadores trabalhando na área de bioenergia na Unesp e a ideia é que essas pessoas passem a integrar o instituto. Também estão sendo contratados cerca de 12 novos pesquisadores, além de pessoal administrativo. No laboratório central, serão feitas pesquisas que não são contempladas nas demais unidades”, detalhou.
Em 2009, a Unesp assinou um convênio com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp) e o governo do estado de São Paulo por esforços pelo Centro Paulista de Pesquisa em Bioenergia. O acordo entre as três universidades estaduais de São Paulo também incluía a criação do Programa Integrado de Doutorado em Bioenergia, disponível em todas as três instituições.
Com um investimento do governo do estado estimado em R$ 9,6 milhões (R$ 2,7 milhões apenas para a central de Rio Claro), o instituto terá como principais áreas de desenvolvimento: a biomassa para bioenergia, a produção de bicombustíveis, a utilização de bicombustível em motores, biorrefinaria, alcoolquímica e oleoquímica, e sustentabilidade socioeconômica e ambiental. Somente a sede de Rio Claro teve a inauguração realizada. Dentro dos próximos meses, os laboratórios de Jaboticabal, Guaratinguetá, Assis e Araraquara devem ser inaugurados. Os de Botucatu, Ilha Solteira e São José do Rio Preto não saíram da fase de licitação por enquanto.
Deixe seu comentário