SEDE DEFINITIVA DE CENTRO DE PRODUÇÃO DE NANOTUBOS SERÁ CONSTRUÍDA EM BELO HORIZONTE
O Centro de Nanotecnologia de Materiais de Carbono (CTNanotubos) terá uma sede definitiva instalada no Parque Tecnológico de Belo Horizonte a partir de 2017. Com início das obras previsto para o começo de 2015, o centro vai assumir um papel importante na estratégia nacional de petróleo e gás, com pesquisas em nanotecnologia, além de desenvolver nanomateriais com carbono, principalmente os nanotubos de carbono.
O centro funciona atualmente em local provisório, com produção diária estimada em 50 gramas de nanotubos de carbono. Após a conclusão, o centro deve elevar a produção para a ordem de quilogramas por dia. Marcos Pimenta (foto), coordenador do CTNanotubos, detalhou como funcionará a instalação, que é pioneira no país. “Vamos incrementar nanotubos de carbono em alguns tipos de plástico e de cimento para melhorar a propriedade desses produtos para o processo de extração do pré-sal”.
O CTNanotubos é o único centro que desenvolve nanotubos de carbono com fim industrial, e não acadêmico, no país. O projeto visa a produção atendendo à demanda de pesquisas de empresas do ramo. Com dez professores da Universidade Federal de Minas Gerais trabalhando no momento, a expectativa é que a sede definitiva do centro reúna uma equipe de químicos, biólogos, físicos e engenheiros de cerca de 50 pessoas.
Deixe seu comentário