faixa - nao remover

SEGUNDA USINA TÉRMICA NO PORTO DO AÇU GANHA LICENÇA DE INSTALAÇÃO E DEVE GERAR 4 MIL EMPREGOS DURANTE OBRAS

Mais energia a caminho. A usina termelétrica GNA II, a segunda do tipo no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), recebeu sua licença de instalação. O aval foi dado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e oficializado durante cerimônia no Palácio das Laranjeiras, sede do governo fluminense. A obra usina pode gerar até 4 mil empregos durante a fase de construção.

O projeto será desenvolvido pela GNA, joint venture formada pela Prumo Logística, a BP e a Siemens. De acordo com o grupo, a construção da unidade será iniciada ainda neste semestre. A planta funcionará em ciclo combinado, sendo composta por três turbinas a gás e uma a vapor. Além disso, outra novidade é que a térmica utilizará água do mar, evitando o consumo de água doce.

A GNA II terá aproximadamente 1,7 GW de capacidade instalada. A primeira planta do Porto do Açu, GNA I, que ainda está em construção, contará com 1,3 GW. “A conquista desta licença [da GNA II] é um passo importante para o avanço do nosso projeto estruturante que vai adicionar 3 GW de energia ao Sistema Integrado Nacional, contribuindo para a diversificação da matriz energética no país“, ressalta o diretor-presidente da GNA, Bernardo Perseke. O parque termelétrico do Açu vai dispor ainda de um Terminal de Regaseificação de GNL.

A GNA possui, ainda, licença ambiental para mais que dobrar sua capacidade instalada, podendo chegar a 6,4 GW, o que permitirá o desenvolvimento de projetos termelétricos adicionais no futuro.

“Hoje, damos início à segunda fase de um grande empreendimento para aproveitar todo o potencial do gás no estado. Essa energia que será gerada deve ser pensada e canalizada para que, daqui a 30 anos, quando houver outras formas de energia, nós tenhamos também tecnologia desenvolvida”, afirmou o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que esteve no evento de assinatura da licença.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of