O SEGUNDO REATOR AP1000 É LIGADO À REDE DA CHINA | Petronotícias




faixa - nao remover

O SEGUNDO REATOR AP1000 É LIGADO À REDE DA CHINA

Sanmen-China-AP1000-(Westinghouse)-2018A segunda unidade da usina nuclear de Sanmen, na província chinesa de Zhejiang, foi conectada à rede elétrica e começou a fornecer energia nesta sexta-feira (24), informou a Corporação Nacional Nuclear da China (CNNC). A unidade passará agora por um teste gradual de ascensão de potência até que todos os testes sejam concluídos. Depois disso, a CNNC buscará aprovação para começar a operação comercial.

Para lembrar, Sanmen 1 foi o primeiro AP1000 do mundo a ser iniciado, alcançando a etapa chamada “primeira criticidade” em 22 de junho e a conexão à rede em 2 de julho. A operação em plena potência começou pouco tempo depois, em 14 de agosto. A construção de Sanmen 1 começou em abril de 2009, enquanto que os trabalhos para Sanmen 2 iniciaram em dezembro de 2009.

Os reatores AP1000 são desenvolvidos pela Westinghouse. Em entrevista ao Petronotícias, o vice-presidente da companhia para a América Latina, Carlos Leipner explicou algumas das características da tecnologia. “É um reator que oferece segurança passiva. Sem precisar de auxílio do próprio operador, os sistemas podem assegurar a confiabilidade do reator de uma maneira segura”, disse. O executivo também destacou que a unidade pode ser construída por módulos. “Isso tem um resultado de que precisamos ter um conteúdo local significativo para fazermos os módulos e componentes. A consequência econômica disso é uma geração grande de benefícios”, acrescentou.

A Westinghouse está envolvida em outros dois projetos AP1000 na China. A unidade 1 da usina de Haiyang atingiu a primeira criticidade em 8 de agosto e foi conectada à rede em 17 de agosto. Enquanto isso, a expectativa é de que a unidade Haiyang 2 inicie em 2019.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of