SEGURADORAS ESTATAIS DA ÍNDIA PODERÃO OFERECER COBERTURA LIMITADA PARA PETRÓLEO IRANIANO
O governo da Índia aprovou uma medida que permite às seguradoras estatais providenciar cobertura limitada ao transporte de navios petroleiros vindos do Irã. Segundo o presidente da Associação Nacional de Donos de Navios da Índia, Anil Devli, a decisão foi tomada para que não haja interrupções na oferta de derivados de petróleo por parte das refinarias, e a independência energética do país seja preservada.
Além dos Estados Unidos e Canadá, a União Européia (EU) também aderiu ao embargo, que entrou em vigor no dia 1º de Julho. Desde então, as empresas dos países da EU estão proibidas de fazerem seguros de carregamentos iranianos. Com o embargo, os navios iranianos estão sendo obrigados a fazer o transporte do óleo, porém grande parte da frota do país é utilizada no armazenamento flutuante de petróleo. Como consequência do embargo, a exportação iraniana de petróleo será reduzida pela metade em relação a julho de 2011.
Apesar da medida que vai relativamente contra o embargo, a Índia cumpriu a determinação de reduzir suas compras de petróleo iraniano em mais de um quinto, porém necessita utilizar seus navios para transportar o petróleo, uma vez que a frota iraniana não consegue escoar a produção do país. As seguradoras indianas estão autorizadas a retomar o transporte de petróleo vindo do Irã e fornecer 50 milhões de dólares em cobertura contra poluição e danos pessoas, conhecida como seguro de proteção e indenização (P&I), além de cobertura sobre ativos no mesmo valor.
Bom artigo, muito informativo.
José Manuel