Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

SEGURANÇA DE FOSTER EM DEPOIMENTO AO SENADO AFASTA MEDO DE CPI

Graça FosterA participação da presidente da Petrobrás, Graça Foster, na audiência pública no Senado Federal nesta terça-feira, reverteu a expectativa de que a empresa iria se desgastar ainda mais. Pelo contrário. Foster deixou a impressão de dominar o assunto, de conhecer a empresa em seus detalhes e saber exatamente o que está certo e errado dentro da companhia. Não se eximiu em admitir os erros cometidos, mas, pela primeira vez, apontou em público a responsabilidade do ex-diretor internacional, Nestor Ceveró, como o responsável direto pelas informações truncadas que basearam o conselho a se decidir pela compra de Pasadena, sem conhecer inteiramente os riscos do negócio. Ela começou a falar pouco depois da dez horas e, com apenas cinco minutos de intervalo, só terminou quase às cinco da tarde.

Com sua firmeza habitual, Foster se mostrou segura o tempo inteiro e isso parece ter intimidado a maioria dos senadores, mesmo os de oposição, que acabaram repetindo as mesmas perguntas e mostraram pouca inspiração para arguir a presidente da Petrobrás. Apenas no final houve um certo nervosismo, depois que o Senador Mário Couto, do PSDB, acusou o marido de Foster de ter contratos com a estatal conseguidos de forma irregular. Graça foi contundente ao negar a informação.

A insistência de alguns senadores ao tentarem responsabilizar a presidente Dilma pela decisão errada de comprar a refinaria de Pasadena acabou provocando uma defesa veemente de Foster:

“O Conselho que decidiu comprar  Pasadena é o mesmo conselho que estava lá quando o pré-sal foi descoberto. Que aprovou  os investimentos que proporcionaram esta descoberta. Naquele momento foi um bom negócio, pelas margens que se apresentavam e pelos planos da companhia de fazer um revamp para processar o óleo pesado. Mas, com a crise americana, o panorama mudou e, hoje, sabemos que não foi um bom negócio e que é muito difícil que o investimento se pague”,  concluiu.

A confiança da presidente Foster lavou a alma dos funcionários da empresa e parece ter devolvido a autoestima  ao pessoal. O Ambiente nos corredores da Petrobrás era de satisfação com o seu depoimento. Desde o início das denúncias de corrupção, do envolvimento do ex-diretor Paulo Roberto Costa com possíveis  desvios de dinheiro em processos fraudulentos, a maior parte dos funcionários ficou descrente. Mas a força com que Graça defendeu a empresa certamente fará com que a crença na companhia seja retomada. Para ela, é preciso melhorar a governança para se evitarem problemas de corrupção e desvios internos.

Graça Foster prometeu um crescimento de 7,5% da produção de petróleo da companhia em 2014 e admitiu uma dívida de US$ 268 bilhões:

“É uma dívida inteiramente administrável. É uma dívida de crescimento, de investimento, que vai se refletir em novos negócios.”

Sobre conteúdo local, Foster disse que irá cumprir a legislação em vigor, mas não deixou de criticar a indústria naval. Ela quer mais empenho das empresas para não haver atraso na produção de petróleo. Recentemente, o Petronotícias publicou uma informação firme sobre a decisão da companhia em não atender a exigência de conteúdo nacional na construção de um FPSO para o campo de Tartaruga Verde, que ainda está para ser licitado. Neste momento, há conversações com empresas brasileiras e estrangeiras para a construção desta plataforma. A fala de Foster hoje no Senado pode trazer um alívio para a cadeia de fornecedores do Brasil, esperançosa em participar desta licitação.

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
assis pereira
assis pereira
11 anos atrás

Tratamento não isonômico da Presidente da Petrobras: A presidente Graça Foster compareceu hoje ao senado, prestou os devidos esclarecimentos. No entanto, em 27/08/2012, não tive a mesma sorte. A Graça Foster, na condição de autoridade máxima da Petrobras, negou-me acesso a Informações com fundamento na LAI: Em 31 de agosto de 2012, interpus pedido de acesso à informação junto a Presidente da Petrobras Graça Foster, solicitando a documentação referente ao negocio envolvendo a compra da Refinaria de Pasadena (PRSI) no Texas EUA: • Memorial Descritivo, Memória de Calculo, ou qualquer outro documento devidamente qualificado pelas partes contratantes que justifiquem o… Leia mais »

ASSIS PEREIRA
ASSIS PEREIRA
11 anos atrás

Diante do estágio atual de Conhecimento público decorrente do avanço da investigação processada pela PF acerca da gestão temerária do Diretor PR costa, é obrigação da Presidente Graça Foster responder os motivos de não ter dado a devida atenção as denuncias efetuadas por um Engenheiro Aposentado no Canal de comunicação da Petrobras denominado Fatos e Dados que o seu antecessor Gabrielli construiu para servir de um canal de comunicação entre a Estatal, a Midia e o cidadão brasileiro. Retransmito sugestão que POSTEI em 11/06/2014 no BLOG FATOS E DADOS (NÃO FOI PUBLICADO)solicitando resposta URGENTE da Presidente Graça Foster ao e-mail:… Leia mais »