faixa - nao remover

LÂMPADAS LED PASSARÃO A SER CERTIFICADAS PELO SELO PROCEL

Lampada LedO Selo Procel agora passará a classificar também as lâmpadas LED (sigla em inglês para Light Emitting Diode). Esta será a 38ª categoria de equipamentos que recebe o selo. Comparadas com lâmpadas incandescentes, a economia no consumo de energia pode superar 80%, com durabilidade 25 vezes maior. Nas fluorescentes compactas, o consumo é 35% menor.

“Estima-se que, ao substituir uma lâmpada incandescente de 60W por uma lâmpada LED que produza a mesma quantidade de luz, o consumidor tenha a oportunidade de obter uma economia na conta de luz de aproximadamente R$ 36 por ano, considerando um uso diário de 4 horas”, destacou o gerente da divisão de estudos e equipamentos eficientes da Eletrobrás, Rafael David (foto).

As lâmpafas LED são livres de mercúrio, portanto, de fácil descarte. Para receber o Selo Procel, as lâmpadas devem atender a critérios específicos de segurança, qualidade e desempenho, como uma vida mínima de 25.000 horas e alto fator de potência. Outros requisitos são a eficiência mínima de 80lm/W (unidade de medida lúmen por Watt) e IRC 80 (Índice de Reprodução de Cores).

O Selo Procel é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Eletrobrás, com a finalidade de ser uma ferramenta simples e eficaz para informar o consumidor sobre quais são os equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes à disposição no mercado, além de incentivar o desenvolvimento e aprimoramento tecnológico desses produtos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of