SEM VERBAS E COM EQUIPAMENTOS OBSOLETOS A EPE, ACREDITE, PEDE DOAÇÕES PARA PODER FUNCIONAR
Quando você pensa que as coisas estão tão ruins e que não possam piorar, é aí que se engana. A Empresa de Pesquisa Energética, presidida pelo matemático Luiz Barrroso, estatal responsável pelo planejamento do setor de energia do Brasil, acredite, está de pires na mão e, por falta de verbas, está pedindo doações de computadores, servidores, tablets, câmeras, entre outros equipamentos. A empresa diz que precisa desses equipamentos para seu funcionamento porque considera que o seu “parque tecnológico está obsoleto.” Parece piada, mas não é. A notícia foi publicada no próprio site da empresa, onde é informado que materiais poderão ser doados e onde serão recebidos, no caso de aparecer alguém que queira fazer essa doação. A EPE é ligada diretamente ao Ministério das Minas e Energia, comandado pelo Deputado Fernando Coelho Filho, e tem como atribuição realizar estudos sobre oferta e demanda de energia para balizar as políticas governamentais para o setor. Teoricamente deveria ser tão independente como uma agência reguladora. Mas, como não tem almoço de graça, neste caso, é difícil falar sobre independência, embora teoricamente não haja contrapartida oficial para quem doar.
Diante de um governo com tantas acusações de corrupção, que atinge ministros e até o Presidente da República, embaraçado em escândalos, saber dos argumentos da empresa para fazer este pedido se transforma numa piada de mau gosto. O próprio ministro Bezerra Coelho é um dos responsáveis por incentivar que a Petrobrás, por exemplo, mande suas obras para fora do Brasil, em detrimento das empresas brasileiras, o que contribui, sobremaneira, com o aumento do número de desempregados no país. Um pedido dissociado completamente da realidade que vive essas empresas que estão comendo o pão que o diabo amassou, fundamentalmente por crises criadas, alimentadas e fortalecidas por ações sucessivas do próprio governo:
“ Nosso país- diz o comunicado da EPE – passa por um momento de dificuldade econômica, com reflexos significativos no orçamento de empresas totalmente dependentes de recursos do Tesouro, como é o caso da EPE… A EPE pretende atravessar a atual situação de crise e de dificuldades em relação ao seu orçamento – fortemente contingenciado nos últimos anos – com uma atitude positiva, inovadora e criativa…”
No site também explica como serão as doações:
“ O processo de doação é simples e de fácil operacionalização, cabendo à EPE as providências necessárias para sua viabilização, conforme PROCEDIMENTO PARA DOAÇÃO DE BENS, formulado em consonância com os princípios básicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, isonomia, publicidade e probidade administrativa.”
Se ainda assim aparecer alguém bem intencionado, o endereço é www.epe.gov.br ou pelo e-mail doaçoes@epe.gov.br. Para mais detalhes, pode falar com os números 21-3512=3106 ou 21-3512-3190. Mas, depois de doar, não poderá pedir nada em troca. É só ficar de olho na lista dos ” anônimos”.
Deixe seu comentário