SEMANA DA INOVAÇÃO BRASIL-SUÉCIA COMEÇA HOJE COM FOCO EM INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE | Petronotícias




faixa - nao remover

SEMANA DA INOVAÇÃO BRASIL-SUÉCIA COMEÇA HOJE COM FOCO EM INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Começa hoje, no Rio de Janeiro, a Semana da Inovação Brasil-Suécia. Com o tema “Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento promete falar de energia limpa numa busca por oportunidades e reforço da cooperação bilateral entre os dois países. O foco é na inovação e sustentabilidade. O encontro tem o apoio institucional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e vai adiantar discussões que serão tratadas na conferência Rio+20.

Segundo Roberto Alvarez, gerente para Assuntos Internacionais da ABDI, o Brasil e a Suécia são parceiros de longo prazo. Em 2009, foi assinado um acordo entre os dois países e criado um programa de cooperação industrial em alta tecnologia. Desde então, a ABDI e a Vinnova estão coordenando esse processo, apoiando projetos e missões de ambos os países e promovendo o diálogo constante entre os stakeholders.

Dessa ligação surgiu o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), instalado em São Bernardo do Campo (SP), e a parceria firmada entre a Vale Solução em Energia e a sueca Scania, para desenvolvimento, produção e comercialização de motores a etanol e suas aplicações.

No evento que começa hoje, será promovido um debate sobre tecnologia limpa, comunicação e ciências da vida. Além disso, uma exposição chamada Suécia Inovadora apresentará 20 soluções para problemas enfrentados no dia a dia. Ela ficará aberta ao público até o dia 08 de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil.

O evento terá a competição Innovation Race que fará com que estudantes mestrandos e candidatos a doutorado de universidades do Rio de Janeiro e de São Paulo desenvolvam processos, serviços e protótipos de produtos. Um back office composto por pesquisadores, analistas de mercado e economistas dará apoio aos grupos.

A programação se estenderá até o dia 1º de junho, com a presença de representantes do Brasil e da Suécia das áreas acadêmica, da indústria, do governo, de empreendedorismo, dos fundos de venture capital, de especialistas em inovação e da imprensa.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of