SEMINÁRIO EM JANEIRO VAI DAR FORMAS FINAIS AO PROJETO DA FERROVIA MINAS-ESPÍRITO SANTO
O projeto da estrada de ferro Minas-Espírito Santo ganha um novo corpo. No dia 15 de Janeiro, o município de Barra de São Francisco (ES) vai sediar um seminário de apresentação dos projetos de construção do megaporto da Petrocity, em São Mateus (ES), e da nova ferrovia que ligará Sete Lagoas (MG) à cidade capixaba, cortando os municípios de Barra de São Francisco e Nova Venécia. A extensão da ferrovia será de 560 quilômetros. O seminário é fruto de um acordo entre o prefeito Alencar Marim e o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva. O evento será estratégico e ocorrerá apenas dois dias antes da assinatura de contrato com as empresas que estarão envolvidas na construção do Complexo Portuário de São Mateus, um investimento de R$ 3,2 bilhões, que empregará 2.500 pessoas nas obras civis e outras 2.000 pessoas durante a operação.
A programação do seminário e o local de sua realização serão definidos nos próximos dias, mas os principais atores envolvidos já estão articulados e com a data aprovada. A Associação Noroeste de Rochas Ornamentais (Anpro) estará na mobilização da classe industrial, uma vez que o seminário reunirá lideranças políticas e empresarias de pelo menos dezessete municípios do Noroeste. Pelo menos 200 líderes regionais estão sendo esperados no encontro. O presidente da Petrocity já se reuniu com prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento do Norte, presidido pelo prefeito Sérgio Murilo Moreira. No encontro, para falar sobre o projeto do novo porto em São Mateus, o presidente da Petrocity citou o impulso que o empreendimento dará para o desenvolvimento das regiões Norte e Noroeste do Estado: “E não apenas isso, mas também ao Leste de Minas, envolvendo o Vale do Jequitinhonha, e o Sul da Bahia. A implantação do porto vai interiorizar o desenvolvimento da economia, diminuir os custos de produção e, consequentemente, o preço final ao consumidor, seja o regional, o nacional ou mesmo nos produtos para exportação, aumentando a competividade e incrementando o comércio exterior”.
A nova ferrovia é apoiada pelo empresário Maurício Toledo, da Toledo Mineração, sediada em Barra de São Francisco, um de seus maiores entusiastas. A planta é independente do complexo portuário, mas possibilita a chegada da produção de rochas, minério, café, frutas, laticínios e tudo o mais que for produzido ao longo de sua área de influência. A Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo terá Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas em Barra de São Francisco (ES), Governador Valadares, Santa Maria de Itabira e Sete Lagoas, em Minas Gerais, e passará pelo terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, onde haverá uma UTAC de mercadorias de alto valor agregado.

publicada em 26 de dezembro de 2018 às 15:00 




