SENADO APROVOU ALTERAÇÕES NAS REGRAS DE EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL E DÁ UM NOVO ÂNIMO AO MERCADO | Petronotícias




faixa - nao remover

SENADO APROVOU ALTERAÇÕES NAS REGRAS DE EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL E DÁ UM NOVO ÂNIMO AO MERCADO

fpsoAcendeu uma luz no fundo  escuro  da exploração dos poços do pré-sal brasileiro. O plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira(24) a alteração da regra de participação mínima da Petrobrás na exploração do pré-sal, como operadora única. Os senadores aprovaram um substitutivo do relator Romero Jucá ao texto original de autoria do senador José Serra, que tramitava em regime de urgência. Agora, O texto seguirá para a Câmara dos Deputados. Na prática, o projeto de lei acaba com a participação mínima de 30% da Petrobrás no consórcio de exploração do pré-sal e com a obrigatoriedade da estatal ser a única responsável pela condução e execução de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento, produção e desativação das instalações de exploração e produção. Pode ser o ânimo que o mercado, que vive os últimos suspiros, terá para voltar a respirar. Isso se as empresas estrangeiras decidirem voltar a confiar no Brasil.

O projeto teve 40 votos favoráveis, 26 contrários e duas abstenções. Mesmo com o apoio do governo, o substitutivo sofreu resistência do PT e de parte da base aliada. Partidos como a Rede, o PDT, o PTB, PRB, PSB e PCdoB encaminharam voto contra o projeto. “Estamos meio perplexos porque formos derrotados por uma aliança do governo com o PSDB”, disse o senador  petista  Lindbergh Farias. Ele defende que  a presidente Dilma vete esse projeto se chegar ao Palácio do Planalto.

Agora caberá ao Conselho Nacional de Política Energética, ligado à Presidência da República, oferecer à Petrobrás a preferência de ser o operador exclusivo de blocos a serem contratados sob o regime de partilha de produção. A estatal terá trinta dias para se manifestar.

 Os defensores da proposta disseram que a Petrobrás, endividada e desgastada pelo escândalo exposto pela Operação Lava Jato, não tem condições financeiras atualmente de participar de todos os campos em águas profundas. Os contrários afirmaram a antiga balela de  que o projeto favorece multinacionais e entrega riquezas da camada do pré-sal a empresas privadas, no momento em que o barril de petróleo é negociado por preço abaixo de 30 dólares

4
Deixe seu comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
LuizJair RattovCleber AlvesLeonardo Silva Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Leonardo Silva
Visitante
Leonardo Silva

Desviar dinheiro de Petrobras pra se manter no poder foi fácil…..

Difícil vai ser combinar isso coma as operadoras estrangeiras.

Só restará a grana do Fundo Partidário.

Teremos um novo País ao Final da Lava Jato!!!

Cleber Alves
Visitante
Cleber Alves

Esse monopólio do Petróleo nem deveria existir. O País com essa recessão absurda, com esse Governo corrupto ainda quer se dar ao luxo de monopólio de alguma coisa. Se Presidente (PT), vetar esse Projeto, com certeza é porque quer afundar o País ou com interesse que a corrupção continue a todo vapor. Dilma e Lula, por favor, abandonem o poder. Vc estão acabando com o País. Fora PT. FORA COMUNISMO.!!!

Jair Rattov
Visitante
Jair Rattov

Foi- se o sonho… As gerações emergentes criaram um pacto com o CaPeTa que nem o Fernandinho Beira Mar conseguiu. Falta só um deslize do judiciário, para anular tudo que foi Maracutaias do PTralhas. O nosso STF, nunca foi tão mal representado… O Senado virou um Bordel, o PMDB, um partido Motel do Brasil, a Câmara já fez escola, desde o Severino e os anões… Só falta desestabilizar a PF… Isso é o resultado do golpe de 1889, com Marechais e depois em 1930, com o Dr Getúlio Vargas… Agora quem será? PT…Lula… Temer… Renan… Lewandoviski ou tiririca. Hoje somos… Read more »

Luiz
Visitante

Quer dizer que o bilhete premiado foi um sonho?