SENADORES APRESENTAM PROJETO CONTRA PRIMEIRO LEILÃO DO PRÉ-SAL
O senador Roberto Requião (foto) (PMDB-PR) apresentou ao plenário um projeto de decreto legislativo para impedir a realização do leilão do Campo de Libra, marcado para o dia 21 de outubro. O texto também é assinado pelos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). As justificativas seriam algumas irregularidades do leilão e as denúncias de que a Petrobrás teria sido espionada pelo governo dos Estados Unidos.
Segundo os senadores que assinam a matéria, a Petrobrás já teria comprado o campo. Pelo contrato de concessão, a estatal deveria extrair 5 bilhões de barris. Porém, depois das perfurações, foram encontradas reservas equivalentes a 24 bilhões de barris.
De acordo com Requião, a União deveria negociar um contrato de partilha com a companhia pelos 19 bilhões excedentes ao invés de leiloar o campo. Ainda segundo o senador, a situação se agravou ainda mais com as denúncias de espionagem. O parlamentar considera que a invasão dos arquivos e comunicações da Petrobrás é uma agressão à soberania nacional e que compromete a realização do leilão.
Deixe seu comentário