SENADORES DOS ESTADOS UNIDOS PEDEM PARA JOE BIDEN LIBERAR A CONSTRUÇÃO DO GASODUTO KEYSTONE XL
Três senadores americanos anunciaram planos para apresentar uma resolução para instar o presidente Joe Biden a reiniciar a construção do oleoduto Keystone XL. O impulso ocorre à medida que as tensões continuam a aumentar entre a Ucrânia e a Rússia e os preços do gás disparam em todo o país. O senador Wayne Langerholc, o senador Joe Pittman e o senador Gene Yaw disseram que esperam que essa ação leve Biden a agir em direção à independência energética: “O oleoduto Keystone é fundamental para nossa infraestrutura energética nacional, mas também é muito simbólico. É um símbolo de estarmos ou não dispostos a abraçar os recursos naturais que temos em nosso país. Para garantir nossa independência energética não apenas por interesses econômicos, mas também por interesses de segurança nacional”, disse Pittman. Atualmente, os Estados Unidos importam 800 mil barris de petróleo por dia da Rússia.
“Posso dizer que o oleoduto teria produzido 830.000 barris por dia”, disse Langerholc. Os barris importados da Rússia podem em breve se tornar mais caros ou completamente indisponíveis à medida que o conflito entre a Ucrânia e a Rússia aumente: “Este é apenas um passo que damos que faria sentido para permitir que as pessoas aqui em nosso país não sintam a dor na bomba e não tenham que pagar preços exorbitantes de energia”, completou Langerholc.
Para lembrar, Biden cancelou a licença do oleoduto em janeiro passado. Langerholc disse que agora, mais do que nunca, os EUA não podem continuar a depender do petróleo estrangeiro: “Temos o maior recorde de inflação em quantos ano, os preços estão subindo, os custos de energia estão subindo. Há muito que podemos aceitar aqui como país. Temos que dar alguns passos, tomar alguma ação que produza resultados reais, e este é um que sentimos que definitivamente seguirá nessa direção”, afirmou.
Enquanto isso, Biden disse hoje ( 5) que seu governo está fazendo todo o possível para proteger as famílias e empresas americanas do aumento dos preços dos combustíveis nas bombas. “Estamos tomando medidas ativas para reduzir o custo, e as empresas americanas de petróleo e gás não devem explorar esse momento para aumentar seus preços e aumentar os lucros”, disse o presidente.
Deixe seu comentário