faixa - nao remover

SEPARADOR SUBMARINO LEVA PRÊMIO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA ANP

O Sistema de Separação Submarina Água-Óleo (SSAO), instalado em projeto piloto no campo de Marlim, recebeu o prêmio de inovação tecnológica da ANP. O equipamento foi desenvolvido pela FMC Technologies, em parceria com a Petrobrás.

O projeto vencedor é o primeiro sistema de separação submarina água-óleo do mundo a ser instalado em águas profundas e concorreu com outros quatro projetos da Petrobrás inscritos no prêmio da ANP.

“Daqui para frente esse será o reconhecimento da agência a projetos que introduziram inovações tecnológicas importantes e que contaram com o aporte de recursos oriundos da cláusula de pesquisa e desenvolvimento”, afirmou a diretora-geral do órgão regulador, Magda Chambriard, explicando que todo mês de agosto deverá haver uma nova edição do prêmio.

A diretora referiu-se a uma cláusula de investimento que consta nos contratos de concessão, cujo objetivo é destinar 1% da receita bruta dos campos de produção a pesquisa e desenvolvimento. A cláusula só é válida para campos em que haja grandes volumes produzidos e incluam a incidência de participação especial.

Veja abaixo a classificação dos projetos inscritos:

1° – Separação Submarina Água Óleo (SSAO) – Projeto Piloto de Marlim;

2° – Monitoramento Sísmico Permanente em Águas Profundas no Campo de Jubarte (MSP de Jubarte);

3° – Injeção Submarina de Água do Mar (RWI);

4° – Boia de Sustentação de Riser (BSR);

5° – Bomba Multifásica Submarina Hélico-Axial (BMSHA).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of