SÉRGIO MORO ACEITA DENÚNCIAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO E LULA E DONA MARISA TORNAM-SE RÉUS NA OPERAÇÃO LAVA JATO | Petronotícias




faixa - nao remover

SÉRGIO MORO ACEITA DENÚNCIAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO E LULA E DONA MARISA TORNAM-SE RÉUS NA OPERAÇÃO LAVA JATO

lula e marisaAgora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ter uma ótima oportunidade de provar ao juiz Sergio Moro que realmente é a alma mais honesta do Brasil. E será um desafio e tanto porque o próprio juiz Moro aceitou as denúncias feitas pelo Ministério Público e da Força Tarefa da Lava Jato de Curitiba e tornou Lula réu e mais um processo que apura o escândalo bilionário da Petrobrás. Lula é acusado de usar de contatos políticos para viajar em nome de empreiteiras, recolher dinheiro travestido de palestras e usufruir de benesses, como um sítio em Atibaia e a reforma de um tríplex em Guarujá.

A situação do petista ficou ainda mais dramática nesta terça-feira (20). O juiz Sergio Moro, magistrado de quem Lula tentou a todo custo se livrar, acolheu as denúncias  e considerou que existem indícios suficientes para que o petista possa responder pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Sem foro privilegiado, Lula terá de se submeter ao crivo da 13ª Vara Federal de Curitiba, de onde Moro comanda  os processos sobre o verdadeiro assalto à Petrobrás,  que já resultaram em 106 condenações e em mais de 38 bilhões de reais em pedidos de ressarcimento aos cofres públicos.

Lula passa a responder formalmente por mais duas acusações do rosário de suspeitas que pairam contra ele, desta vez pela imputação de ter recebido vantagens indevidas de pelo menos três contratos bilionários da construtora OAS, lavados por meio de uma reforma de luxo em um tríplex no Guarujá.

Lula já é réu na Justiça Federal do Distrito Federal sob a acusação de obstruir as investigações da Lava Jato. No despacho em que acolhe a denúncia, Sergio Moro destaca que “ juízo de admissibilidade da denúncia não significa juízo conclusivo quanto à presença da responsabilidade criminal. Tais ressalvas são oportunas pois não olvida o julgador que, entre os acusados, encontra-se ex-Presidente da República, com o que a propositura da denúncia e o seu recebimento podem dar azo a celeumas de toda a espécie”, disse o juiz.

Além de Lula, também passam à condição de réus a ex-primeira-dama Marisa Letícia, o amigo do petista e presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto e outras cinco pessoas. Agora eles terão de apresentar provas, elencar testemunhas e tentar desmontar a tese de que o petista foi fundador de uma “propinocracia” no país, como disse um dos procuradores. Segundo os investigadores da Lava Jato, o ex-presidente recebeu, apenas no caso relacionado ao tríplex, benesses de 3,7 milhões de reais “oriundas do caixa geral de propinas da OAS com o PT”. Como ele é alvo de outras apurações no petrolão, incluindo os nebulosos pagamentos por palestras, por meio de palestras, as vantagens indevidas devem ser confirmadas em escala exponencial. Dos cerca de 55 milhões de reais que o Instituto Lula e a L.I.L.S. receberam de empresas, mais de 30 milhões de reais foram repassados diretamente por empreiteiras envolvidas com o escândalo na Petrobrás.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of