SERVIÇO GEOLÓGICO BRASILEIRO VAI DIVULGAR O PLANO DECENAL 2025-2035 DURANTE CONGRESSO EM BELO HORIZONTE
O diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, Disse que a instituição está assumindo uma relevância ainda maior no contexto atual de mudanças climáticas e da urgência da transição energética para uma matriz de baixo carbono. “A Geologia tem um importante papel tanto para a compreensão dos impactos dessas mudanças no território quanto para fornecer as bases científicas para o uso responsável dos recursos naturais e o desenvolvimento de alternativas energéticas mais limpas. Nesse sentido, a participação do SGB no congresso é essencial, pois a instituição fornece dados sobre minerais estratégicos, como lítio, níquel e cobalto, fundamentais para tecnologias de energia renovável, além de realizar estudos hídricos e de desastres naturais, importantes para a adaptação climática.” Ele falou na abertura do Congresso de Geologia que está sendo realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Durante o evento, o destaque será a apresentação do PlanGeo 2025-2034, que apresenta o planejamento decenal do SGB para o mapeamento geológico do Brasil. “A contribuição do SGB reforça o compromisso do país com a pesquisa e a inovação, consolidando sua importância na construção de políticas públicas que integrem ciência geológica, sustentabilidade e adaptação climática“, informou Silveira. Amanhã (16) será apresentado o Plano Decenal de Mapeamento Geológico (PlanGeo 2025-2034), consolidado após os resultados da consulta pública realizada pelo SGB, onde representantes dos setores acadêmico, privado e público contribuíram para definição das áreas prioritárias para mapeamento nos próximos 10 anos. O planejamento é realizado a partir da proposição de três cenários de execução, que consideram o incremento progressivo da capacidade operacional e orçamentária do SGB. O objetivo do PLanGeo 2025-2034 é promover o avanço do conhecimento geológico do país, otimizando recursos e potencializando resultados, e com participação do público interessado.
A presidente da Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo Minas Gerais, Joana Magalhães, comentou que o congresso é um dos maiores e mais abrangentes eventos de geociências da América do Sul. “É bienal e ocorre de maneira ininterrupta desde a década de 1950, sendo um relevante espaço de difusão dos avanços das Ciências da Terra que tem como objetivo integrar a academia, empresas e profissionais em uma jornada de aprendizado e colaboração”. Ela também evidenciou que além do marcante impacto na difusão dos avanços das Ciências da Terra, o evento constitui uma aproximação entre diferentes setores, caracterizando um importante hub geocientífico. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentará mais de 80 trabalhos sobre diversas temáticas, incluindo os minerais estratégicos que contribuem para a utilização de alta tecnologia, no 51º Congresso Brasileiro de Geologia (CBG). O evento ocorre até 17 de outubro, em Belo Horizonte, no CenterMinas Expo, e tem como tema “Geologia e Sociedade na era da Inteligência Artificial“, trocarem experiências e estabelecerem parcerias que podem levar a colaborações futuras .”
Deixe seu comentário