SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL CATALOGA AS PRINCIPAIS RESERVAS MINERAIS DO PAÍS EM UMA PUBLICAÇÃO ESPECIAL
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentou um documento sobre reservas de cobre, grafita, lítio, níquel, fosfato, potássio, urânio e elementos terras raras dentro de uma publicação especial, elaborada por pesquisadores em geociências do Serviço Geológico do Brasil. A publicação revela o potencial brasileiro para a produção dos minerais classificados como “estratégicos” pelo Ministério de Minas e Energia (MME). O documento, que traz um panorama dos recursos e reservas que estão disponíveis, ou têm potencial de exploração comprovado, foi apresentado no maior evento sobre prospecção mineral do mundo, o PDAC 2023 – Prospectors and Developers Association of Canada, que ocorreu em Toronto.
Na publicação An Overview of Critical Minerals Potential of Brazil (Uma Visão Geral do Potencial de Minerais Críticos do Brasil), estão mapas com a localização dos depósitos minerais críticos para transição energética e segurança alimentar. Além disso, o SGB disponibiliza outras informações, como empresas que operam os depósitos, recursos disponíveis, capacidade de produção, valores investidos, montante a ser arrecadado com impostos e as projeções para geração de empregos. O chefe da Divisão de Geologia Econômica (DIGECO) da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do SGB, Guilherme Ferreira (foto), afirmou: “É a primeira vez que a gente prepara um material desta natureza, sobre o potencial desses minerais no Brasil, para o PDAC. A gente mostra a localização do depósito, contextualização geológica e tipos de depósitos”.
As informações, direcionadas especialmente a investidores, mostram que o Brasil tem uma grande diversidade de recursos minerais ainda a serem explorados, atendendo, sobretudo, a demanda gerada pela transição energética, que consiste na mudança de uma matriz de combustíveis fósseis para o uso de fontes com baixa emissão de carbono. Essa é, também, uma oportunidade para impulsionar toda a cadeia produtiva desses materiais e desenvolver o país. “O Brasil tem um potencial imenso, e que se realizado, pode nos tornar players globais em todas essas commodities”, ressaltou o chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM) do SGB, Marcelo Esteves Almeida. O PDAC 2023 – O documento completo está disponível no site sgb.gov.br/pdac. A plataforma sobre o PDAC 2023 foi criada para reunir os estudos que serão apresentados durante o evento. Considerado um espaço para negociações e captação de investimentos, o evento recebeu um público estimado de 30 mil participantes, de 130 países.
Um negócio da xina
Que legal, agora é só colocar uma reserva indígena em cima de onde tem ouro e pedras preciosas.
Site com informações sobre o Brasil todo conteúdo em inglês.
Maravilha o detalhe é que todos nossas riquezas fica com as empresas canadenses e se um brasileiro caçar um buraco e racar um cristal e for pego ele é taxado de usurpador ladrão vai processado e até preso infelizmente sendo nós os donos das riquezas não temos nada está é a realidade.
A gralha já sabe onde colocar as novas terras dos povos originários.
Me parece que vamos continuar a ser uma nação prostituta, que por uns trocados oferecem o que possuem de mais valioso a estranhos.
Começou com o projeto Radan desnudando tudo para Los gringos.
Irrelevante, pois depois de sobrevoos suspeitos e satélites,devem conhecer mais do local e teor das jazidas do que nós.
Como escreve besteira!
Que gente desinformada!
Não entendi foi nada, cliquei nesse link e a página lá é muito complicada para entender.
Meus parabéns ao departamento de de recursos naturais,pela primeira vez vamos ,saber onde estão localizados ,estes recursos ,que sempre foi um mistério para o povo brasileiro ,que muitas vezes não nem noção ,da importância destes recursos ,para termos um maior desenvolvimento ,para o país inteiro!
Rosemarie Jaeger de Andrade ,deveriam botar o conteúdo no site em português ,para o povo poder ler!
Onde está disponível a publicação