faixa - nao remover

SETOR DE MINERAÇÃO TERÁ NOVA AGÊNCIA REGULADORA

Durante a cerimônia de lançamento do novo marco regulatório do setor, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou a criação de uma agência para regulação e fiscalização do setor de mineração. De acordo com o ministro, o órgão, cujas decisões serão tomadas por diretoria colegiada, que atuará com independência na busca de ambiente regulatório seguro, terá autonomia administrativa e financeira.

Lobão lembrou que, de acordo com a legislação em vigor, o Departamento Nacional de Produção Mineral desempenha atribuições importantes no âmbito da gestão do patrimônio mineral e garantiu que será mantido o atual porcentual de distribuição: 65% para municípios onde ocorrer a lavra, 23% para o DF e os estados onde estiverem essas lavras e 12% para a União. O ministro ainda explicou que o Brasil é um dos poucos que adotam sistema de distribuição de impostos diretamente aos municípios mineradores e que essa regra se manterá.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Rafael H. Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Rafael H.
Visitante
Rafael H.

Toda vez que vejo uma notícia do tipo “…governo cria nova agência para regular ______________” (preencha a lacuna como quiser) tenho arrepios só de pensar em mais um cabide de empregos para funcionários corruptos e agentes ideológicos do partido dominante, conchavos para restringir ainda mais a concorrência e manter artificialmente elevados os preços para favorecer os setores que exercem lobby junto ao novo órgão, etc. etc. O ideal seria desonerar o setor de mineração dos altos impostos e abrir o mercado e *desregulamentá-lo* para que haja livre concorrência. Os melhores e mais eficientes saberão buscar fontes de financiamento sólidas, investir… Read more »