5ª RODADA DO PRÉ-SAL COMEÇA DAQUI A POUCO, APÓS MUDANÇA DE ÚLTIMA HORA NO CONTEÚDO LOCAL | Petronotícias




faixa - nao remover

5ª RODADA DO PRÉ-SAL COMEÇA DAQUI A POUCO, APÓS MUDANÇA DE ÚLTIMA HORA NO CONTEÚDO LOCAL

LEILAO-300x225Depois de quatro dias intensos na Rio Oil & Gas, a indústria petroleira volta suas atenções à 5ª rodada do pré-sal, que será realizada na manhã desta sexta-feira (28), a partir das 9h, no Rio de Janeiro. Ao todo, serão oferecidas quatro áreas: Saturno, Titã, Pau-Brasil e Sudoeste de Tartaruga Verde. O total esperado em arrecadação com o certame é R$ 6,82 bilhões. Durante a feira, um dos pontos mais citados entre os executivos foi a retomada do calendário de leilões. Para eles, essa previsibilidade de oferta de novos blocos foi fundamental para criar o início de retomada que o setor vive hoje. O Petronotícias acompanha, em tempo real, desde as primeiras horas da manhã, toda a movimentação da licitação, que teve uma mudança importante de última hora no conteúdo local.

Os percentuais para as áreas de Saturno, Titã e Pau-Brasil serão os mesmos usados em alguns leilões passados: 18% para fase de exploração; 25% para construção de poço; 40% para sistema de coleta e escoamento; e 25% para plataforma. Sudoeste de Tartaruga Verde teria índices diferentes. Na fase de exploração, o conteúdo local mínimo inicialmente era de 55%, enquanto que para a fase de desenvolvimento o índice era de 65%.

Ontem (27), porém,  a Agência Nacional do Petróleo (ANP) publicou no Diário Oficial da União, um extrato de termo aditivo que altera a Cláusula de Conteúdo Local de Tartaruga Verde. Traduzindo: isso alterará, por tabela, os índices de Sudoeste de Tartaruga Verde, que deverá assumir os novos percentuais de Tartaruga Verde. 

Tartaruga-Verde_Mapa_rev00-01bPara lembrar, em agosto, a Petrobrás pediu à ANP a alteração do conteúdo local de Tartaruga Verde. E com o extrato de aditivo publicado ontem, fica sacramentada a modificação nos índices deste bloco, que passam a ser os seguintes: em exploração, 18%; em desenvolvimento, 25% para construção de poço, 40% para coleta e escoamento e 40% para FPSO. Dessa forma, pelas regras determinadas pela ANP, Sudoeste de Tartaruga Verde terá esses mesmos percentuais.

Sudoeste de Tartaruga Verde chegou a ser ofertada durante a 2ª rodada de partilha, mas não recebeu lances. Para hoje, o cenário deve ser diferente. A própria Petrobrás declarou seu interesse em atuar como operadora da área.

Um total de 12 empresas vão disputar os quatro blocos. Além da Petrobrás, estão na lista as grandes petroleiras internacionais – Chevron, Equinor, ExxonMobil, Shell, Total, BP e as chinesas CNOOC e CNODC. Também estão no grupo a Ecopetrol, DEA Deutsche e QPI Brasil. Dessas, apenas a DEA Deutsche Erdoel AG ainda não possuem contrato para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.

Cabe lembrar também que o leilão de hoje é no regime de partilha, ou seja, os bônus de assinatura para cada bloco são fixos. O critério de escolha para a empresa vencedora será o percentual mínimo de excedente em óleo. Na tabela abaixo, estão detalhados os índices de cada uma das áreas oferecidas no certame:

tabela

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Antonio Patriota Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Antonio Patriota
Visitante
Antonio Patriota

A grande venda do nosso desenvolvimento continua, derrubaram o Conteúdo nacional e milhões de empregos (na cadeia) junto com ele. Royalties nunca gerou emprego, tanto que até hoje praticamente nada mudou em termos de desenvolvimento, só enriqueceram os governantes desse país. O povo é enganado enquanto está distraído com a eleições e paralelamente tudo acontece, e o que o povo faz? Nada! E se bobear ainda vai reeleger a mesma turma. Concordo que a Petrobras não tem condições de ser “”social”, mas não poderia a empresa que adquire o poço ter um desconto para que se construa no país? Só… Read more »