SETOR EÓLICO ALAVANCA VENDA DE COMPÓSITOS NO BRASIL
O setor de compósitos no Brasil faturou pouco mais de R$ 3,2 bilhões no ano passado, valor 9% maior do que em 2012. De acordo com a Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (Almaco), os mercados de energia eólica, construção civil e agrícola contribuíram fortemente no resultado das vendas do produto.
O setor de geração de energia eólica consumiu 89% das 56.000 toneladas de compósitos de epóxi processadas em 2013. O mercado de petróleo foi o segundo segmento que mais adquiriu o produto, com 6% de participação nas vendas do ano passado.
O presidente da Almaco, Gilmar Lima (foto), destacou a importância do mercado de energia eólica nas vendas de compósitos em 2013, mas também apontou preocupação com os números menos expressivos de tradicionais consumidores, como os setores de transporte pesado e implementos rodoviários.
Os compósitos são formados pela combinação entre polímeros e reforços, e possuem alta resistência mecânica e química. Entre as milhares de aplicações catalogadas do produto, estão a fabricação de pás eólicas e peças de barcos, ônibus e aviões.
Deixe seu comentário