SHAPE ASSINA MEMORANDO COM A PETROBRÁS PARA DESENVOLVER FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA FPSOS
A empresa de serviços digitais Shape, que faz parte do grupo japonês Modec, irá trabalhar na criação de uma nova ferramenta de inteligência artificial para a Petrobrás. As duas companhias assinaram um memorando de entendimento que prevê o desenvolvimento do chamado VET (Virtual Engineer Tool). Como o nome sugere, o VET seria uma espécie de “engenheiro virtual”, capaz de realizar simulações assistidas mais rápidas e precisas.
De acordo com a Shape, o projeto visa garantir maior eficiência em navios-plataformas (FPSOs, na sigla em inglês). A tecnologia busca melhorar a performance do sistema de tratamento e injeção de água, no aumento da vida útil das membranas e na diminuição do tempo de parada do sistema. Além disso, a companhia diz que a ferramenta possibilitará uma maior eficiência operacional, aliando maior velocidade na tomada de decisões, aumento da confiabilidade do processo de injeção e redução de custos operacionais.
O vice-presidente de Vendas e Marketing da Shape, Henrique Domakoski, acredita que a relação entre Shape e Petrobrás será uma ótima forma de demonstrar ao mercado o quanto a adoção de soluções digitais inovadoras é um caminho assertivo na otimização das operações offshore.
“O futuro do mercado de óleo e gás e de energia como um todo passa invariavelmente por aumento de eficiência, redução de custos, maior segurança operacional e sustentabilidade. Ferramentas tecnológicas como o VET tem esse drive suportando o aumento da produtividade e eficiência das unidades. Otimizam o dia a dia das equipes no suporte a decisão, permitindo que elas possam fazer atividades de maior valor agregado e com maior velocidade”, destacou.
Deixe seu comentário